segunda-feira, 31 de março de 2008

Fruteira Flut | Marco Túlio Boschi


A Fruteira Flut, da Oggi Design, destaque na Revista Ottagono (ver postagens anteriores), ganhou um site exclusivo http://www.oggidesign.com.br/concepts! É que a empresa está a procura de um fabricante interessado em produzi-la.

Interessados devem entrar em contato com o designer Marco Túlio Boschi através do e-mail info@oggidesign.com.br

Mesasinhas inspiradas na Amazônia | Eero Koivisto

O designer Finlandês Eero Koivisto é o criador das mesinhas acima. Elas são inspiradas na floresta amazônica - vista superior!!

São feitas de aço laqueado, permitindo durabilidade e fácil reciclagem. Ao comprar já se leva três de cores levemente diferentes podendo dar um acabamento mais natural e o ideal é sobrepor as formas pra dar aquele efeito floresta amazônica from above. 10 euros do preço total da mesinha vai para uma caridade de preservação de florestas.

Fonte: Tree Hugger

Via Young Zeh Designer

estante-tetris

armariotetris20080331.jpg
Os designers de móveis da Brave Space Design, de Nova York, inspirados nos clássicos joguinhos Tetris desenvolveram módulos que unidos formam um armário.

Para monta-lo, basta lembrar das regras do jogo. Comprar, no entanto, é um pouco mais complicado… Cada conjunto com dez pecinhas custa US$ 1,5 mil. Esse aí da foto tem 25 módulos.

Mas o que eu achei ruim mesmo foram as cores e o acabamento.

visto no G1 por indicação da Nana

sexta-feira, 28 de março de 2008

Cestos de Hashis


"Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma..." A célebre frase de Lavoisier, de 1760, nunca esteve tão em alta. Em tempos de ecodesign, ecoeficiência, sustentabilidade, design for environmental e uma série de outros termos cunhados para designar a importância do pensamento e do comportamento responsável, a preocupação com o uso racional dos materiais é cada vez mais intrínseca ao ato de projetar (e consumir!)

Pensando nisso, os designers e usuários se atentam cada vez mais para os "produtos verdes".

Um exemplo interessante, apesar de simples é o cesto fabricado à partir de hashis (palitinhos de comida japonesa). Além do aspecto verde, de ser dobrável, fácil de ser transportado, fabricado à partir de material reciclado, ainda é funcional e belo. Sua estrutura permite a ventilação ajudando na conservação das frutas. Em dois tamanhos, disponível em Kwytza Kraft

visto no kk

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pufe Eco-chique!



Alain Berteau projetou um pufe que a embalagem é a estrutura e a capa é o recheio. Muito confuso? Que nada!

A embalagem se transforma no produto, aí não há embalagem alguma para jogar fora. É só abrir a caixa, colocar o revestimento em espuma e tecido. Disponível em varios acabamentos (em breve em tecido de PET reciclado!)

O máximo do design sustentável!
da Branex Design

Churrasqueira também é móvel
















Final de semana chegando e parece que a chuva vai dar uma trégua. Então que tal um "churrasco com design"? Se é pra ficar num apartamento, a churrasqueira dobrável (garimpada no swissmiss) é uma boa pedida.

Já para os mais aventureiros, a churrasqueira super-compacta cabe na mochila (da Grilliput Camping Grill) . É só desenrolar a barrinha, apoiar nos suportes de inox e está pronto! Prático não?




(via collecta)

Estante Pulseline EKG

Achei esta estante no book of joe e até agora não me decidi se gosto ou não... Acho que me lembra muito hospital...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Esculturas de Madeira | Thomas Beale


Honey_space


Elephante


Harlequin


Phantasm

O artista nova iorquino Thomas Beale, fundou a Honey Space gallery onde trabalha em esculturas utilizando madeiras e fibras naturais, para a construção de objetos que instigam e inspiram o olhar.

via: book of joe

Notícia: Formas e cores aliadas do meio ambiente

Ergonomia, forma, impacto ambiental, inovação, perspectiva mercadológica, relação custo-benefício e viabilidade de produção. Estes são alguns critérios que nortearam os jurados da 11º Edição do Salão Design Movelsul na escolha dos quase 70 projetos que ganharam cores e formas entre aproximadamente mil trabalhos inscritos neste ano. Quinze protótipos estarão expostos em um lugar de destaque na Movelsul 2008, evento que tem início em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha: eles são os grandes vencedores.

A diversidade de propostas impede uma análise apressada sobre o surgimento de alguma tendência em termos de cores, formas ou matérias-prima. O ponto comum em todos os trabalhos apresentados, entretanto, foi o cuidado com o meio-ambiente.

A busca pelo equilíbrio e o uso racional de matérias-primas estiveram presentes em itens como madeira, espumas, tecidos, fibras, além de sintéticos, alumínio e aço. "A tônica foi tirar melhor proveito delas", salienta o designer Renato Sólio, um dos jurados do Salão.

Fonte: Gazeta Mercantil - Caderno C - Pág. 10 / Guilherme Arruda

quinta-feira, 20 de março de 2008

Cadeirinha customizada


Cada dia mais os consumidores buscam se individualizar em meio à massa de informações e oferta de produtos e serviços disponíveis a cada esquina.

Pensando nisso a piiroinen desenvolveu um serviço que promete agradar designers e consumidores em geral. O grupo disponibiliza no site, o download de um software com o qual se pode estampar suas cadeiras, mesas e personalizar assim o espaço projetado - seja ele comercial ou residencial.

Pra quem está um pouqinho acostumado com design gráfico e de produto, pode ser uma alternativa viciante. O único problema é pra sair da Europa e chegar aqui fica com um preço bem salgadinho.

terça-feira, 18 de março de 2008

Camilo Belchior

E pra quem não entendeu nada sobre o post abaixo, é fácil contextualizar:

"Camilo Belchior é designer industrial, formado em 1989 pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e especialista em Design e Cultura, em 2007, pela Fumec. Mineiro de Belo Horizonte,Camilo atuou por 18 anos como designer de importantes marcas brasileiras e foi professor da área de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais e no Senai-MG. Em 2004, abriu escritório independente, Plexu Design, dedicado ao design de produto, corporativo e estratégico."

Trabalhou comigo no Programa IDI-M, no Núcleo de Desenvolvimento em Design de Móveis e projetou alguns dos meus queridinhos e preferidos móveis.

A poltrona Nomad em madeira maciça, aço inox e couro, fabricada pela Cadeiras e Complementos foi um dos maiores sucessos nas exposições do IDI-M (ver posts antigos do blog). Já se tornou um ícone para a empresa.


Outro projeto lindíssimo, é a mesa Racine, é quase uma escultura. Com tiragem limitadíssima (apenas dez unidades) a mesa da Movelaria Pilar alia a sofisticação e elegância das formas ao primor da fabricação - um casamento perfeito entre design e produção manufaturada.



Todos estes projetos e ainda outros de mobiliário e iluminação podem ser vistos no site: www.camilobelchior.com. Entenderam?!

Iphone: objeto de desejo


Acabei de receber o convite para o lançamento do livro "Iphone: objeto de desejo" do designer mineiro Camilo Belchior, que acontecerá dia 09 de abril às 19h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte - MG.

A publicação faz uma reflexão a respeito da relação entre o designer, suas criações e o desejo, recorrendo à sua própria experiência e a autores, como os filósofos franceses Alain Badiou, Jean Baudrillard e Abraham Moles e utiliza o iphone como objeto de estudo.

A obra é prefaciada pelo professor Geraldo Majela Martins, mestre em Estudos Literários, com linha de pesquisa em Literatura e Psicanálise.

Para garantir o seu exemplar, encomende via e-mails (usinadasletras@gmail.com ou design@camilobelchior.com) ou vá direto à Livraria do Palácio das Artes.

PS: O livro tem um blog: http://iphoneobjetodedesejo.blogspot.com/, espero que em breve, muitos posts recheados de opinião e informação alimentem-nos do assunto! Sucesso Camilo!

Desk Tower | Hiroshi Yamasaki


Amei esse kit para mesas de escritório, também da MoMA Store.

Em forma de pirâmide, ao desmontar as peças de cores contrastantes se revelam um peso de papel, porta clipes, porta-lápis e memo pad.

Pensando bem, eu amei a loja inteira! Eu quero ir pra lá!!!

Quebra cabeça de Museu!




Quebra-cabeças que seduzem até gente grande! São sete animais estilizados, que juntos, formam um único bloco. À venda na MoMa Store.

3° Prêmio Tok&Stok

A 3ª edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário lança um novo desafio para o ano de 2008: a criação de um móvel sob o tema Estudar.

Segundo o dicionário Aurélio, estudo quer dizer “aplicação do espírito para aprender”. Em seu sentido figurado, o ato de estudar faz alusão a um momento de atenção ou cuidado especial, ou seja, é uma ação que requer concentração, seja em casa ou no trabalho.

A nova proposta do concurso pretende analisar como está o hábito de estudar no mundo contemporâneo. Será que existem novos rumos e costumes?

Então, está lançado o desafio! Agora, mãos à obra.


Fonte: CEDETEM


Móveis de Pet


O que podemos fazer com garrafas PET que teriam como destino o lixo? A Fundação OndAzul (Salvador-Bahia), encontrou uma solução inteligente e bacana de resolver o problema. A cooperativa criada na favela (o projeto piloto surgiu no RJ, em Vigário Geral), criou e produziu esses pufes cheios de estilo, tirando de cirulação mais de 13 mil garrfas PET, que antes eram simplesmente descartados. As peças custam a partir de R$25,00. E o melhor é que agora, são fonte extra de renda para os catadores.

Algumas peças já foram exportadas para Inglaterra e expostas na Casa Cor Bahia 2007.





É bom lembrar que na Semana do Marceneiro de 2007, comemorada junto com a Semana do Meio Ambiente, o CEDETEM/SENAI de Contagem -MG, ofereceu à comunidade, oficinas de pufes de PET. Vamos torcer para se repetir este ano!


Via: collecta
Fonte: Jornal Folha de SP

Sillas Movelsul Brasil


E conferindo o resultado do Salão Movelsul, que estará em exposição na feira deste ano, me deparei com a " SILLA ROLLITOS DE TOTORA", vencedora do PRÊMIO MÉRITO SOCIAL. O designer peruano Ricardo Geldres Piumatti, projetou a cadeira usando materiais locais.


A CHAISE ZONZA, faturou o PRÊMIO IBAMA, com design de Eduardo Gomes Baroni, do Rio de Janeiro. Além de utilizar madeira com tratamento à prova d'água, a zonza ainda é de balanço, ou seja, uma "chaise querendo ser rede"!

Belas inspirações para a "silla da América Latina"!

16ª Movelsul Brasil


A décima-sexta edição da Movelsul Brasil acontecerá de 24 a 28 de março, em Bento Gonçalves (RS). Organizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a feira bienal é considerada a maior do setor pelo número dos expositores, com móveis de linha infantil, escritórios, estofados, cozinhas, áreas de serviço, cadeiras, copas, salas de jantar, dormitórios e complementos.

A Movelsul tem ainda um dos mais importantes prêmios do setor moveleiro, o Salão Design Movelsul. Em 2006 foram 1.199 projetos inscritos, 130 selecionados de 10 países participantes. Este prêmio é uma importante fonte de fomento e divulgação de design de móveis.

Mais informações

www.movelsulbrasil.com.br

segunda-feira, 17 de março de 2008

Cabideiro | Reiner de Jong




Ainda na onda do uso racional do espaço, com um ar bem contemporâneo, o designer Reiner de Jong criou um espelho-cabideiro, que é um charme. No site do estúdio tem outras idéias na mesma linha, bastante interessantes.

Visto no moco loco.

Assento estante


Mais um post legal no design atômico, o book seat visa o aproveitamento de espaço.

Design por Fishbol.

Cadeiras | Louise Campbell

Vi um post no younhzehdesigner que me lembrou o Lana, pela "poesia matémática"...

A designer Louise Campbell desenvolveu uma técnica para investigar os limites dos materiais considerados frágeis, como papel e lã, deixando-os resistentes e perfeitos para a aplicação no mobiliário. Somado à isso, ainda com incrível bom gosto, ela explora o efeito de luz e sombra que os objetos criam, revelando o encanto dos materiais quando interagem com o meio. Amei!




quarta-feira, 12 de março de 2008

Concurso: Design de Produtos Moveleiros para Estudantes e Profissionais

Estão abertas até o dia 18 de abril as inscrições para o 1º Concurso de Design de Produtos Moveleiros para Estudantes e Profissionais. O concurso é promovido pelo Sebrae e pelo Senai/Cemad – Centro Tecnológico de Formação Empresarial da Madeira e Mobiliário de Votuporanga. O apoio é do SINDIMOB (Associação Industrial da Região de Votuporanga e Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga) e SIMM (Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol).

Podem participar profissionais ou estudantes de design industrial (nível técnico ou superior), tecnólogo em Produção Moveleira, Arquitetos, Engenheiros e também profissionais atuantes na indústria moveleira na Área de desenvolvimento de produtos (com comprovação em carteira assinada). É exigido que os trabalhos concorrentes sejam inéditos e que estejam vinculados a uma empresa fabricante de móveis.

O tema para os projetos é o seguinte: mobiliário residencial inteligente que atue de forma integrada com as inovações eletrônicas e tecnológicas em consonância com o ritmo e estilo de vida das pessoas modernas, tendo movimento e flexibilidade, sendo multifuncional, prático e atendendo à necessidade do mercado brasileiro”.

Os 18 classificados na primeira etapa do concurso ganham o direito de participar da 4ª Mostra de Design. O evento, que se realizará no período de 22 a 25 de julho na Movinter 2008, será o local da segunda etapa do concurso.

A premiação dos três melhores trabalhos serão entregue no dia 23 de julho às 17:30h, no salão da 4ª Mostra de Design durante a Movinter, na cidade de Mirassol- SP. O primeiro lugar receber R$ 3.000,00; o segundo R$ 1.000,00; e o terceiro, R$ 500,00.

Regulamento e inscrições



via design-se

terça-feira, 11 de março de 2008

Pós-Graduação em Design de Móveis | UEMG

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Design de Móveis da UEMG. O curso pretende aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais e professores para atuarem diretamente junto ao setor moveleiro ou no ensino do design de móveis, propondo integração de conhecimentos concretos e abstratos, estimulando a reflexão e a compreensão do ciclo de vida do móvel.

As disciplinas são bem interessantes:
  • Fundamentos Estéticos e Históricos do Mobiliário;
  • Mercado e Tendências;
  • Materiais e Processos de Fabricação de Móveis;
  • Meio Ambiente e Ecodesign;
  • Ergonomia, Percepção e Conforto;
  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos;
  • Gestão da Produção;
  • Representação Gráfica e Informatização;
  • Análise de Valor;
  • Mobiliário e Planejamento de Interiores;
  • Ciclo de Palestras, Seminários, Visitas Técnicas e Espaço Empresarial.
E optativas: Metodologia do Ensino no Design; Metodologia do Ensino no Design.

O curso começa em março e os horários são excelentes pra quem já está no mercado de trabalho:
Quinzenalmente, às sextas-feiras de 19 às 22h30 e aos sábados de 8h30 às 17h.

mais informações: (31) 3427-4637ou clique aqui