sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Projeto Madeira Moldada

Quando iniciei minha pesquisa no mestrado da REDEMAT, pensava no desenvolvimento de um novo compósito à partir de resíduos da indústria moveleira, que fosse mais eco-eficiente. De 2006 pra cá, felizmente , cada vez mais o tema aparece em várias discussões e acredito que isso seja muito positivo.


Um bom exemplo é o Projeto Desenvolvimento de Soluções de Design para Produtos Industriais através da conformação 3D a partir da Fibra de Madeira de Reflorestamento, faz parte das pesquisas do Núcleo de Design & Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR).


A produção de madeira de reflorestamento no Sul do Brasil abrange grandes áreas, e a geração de resíduos no corte desta madeira em serrarias ainda é um problema. Pensando nisto, o Prof. Dr. Dalton Luiz Razera, coordenou um projeto no intuito de transformar este problema (resíduo) em oportunidade de negócio (processo industrial de transformação), com reflexos possíveis no aspecto ambiental, econômico e inclusive social. A iniciativa vislumbra ainda a possibilidade de se criar pequenas indústrias para a produção de objetos moldados em fibra de madeira.

O núcleo trabalha com os principais conceitos da sustentabilidade contemplando dimensões ambientais, sociais, econômicas e com um foco no ciclo de vida dos produtos, orientados pela visão do Prof. Dr. Carlo Vezzoli do Politécnico de Milão, nas seguintes linhas de atuação:

a) Projetos de pesquisa: sempre realizados em parceria com representantes da sociedade (empresas, fundações, universidades, etc.) de maneira a obter resultados com validade prática e científica;

b) Atividades de extensão para a sociedade: disseminação do conhecimento através de cursos de extensão, eventos científicos e publicações;

c) Apoio ao aprendizado acadêmico: geração de ferramentas didático-pedagógicas para apoio ao ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em Design.

Fica o recado para todos os designers: mais importante que preocupar-se com o aproveitamento, a reciclagem e o reflorestamento é o uso consciente dos materiais. Nós designers somos responsáveis por uma fatiazinha bem significativa desse processo de conscientização e busca por um mundo sustentável!


Um comentário:

Anônimo disse...

Seria muito legal, um comentário sobre nosso trabalho:
http://oficinamadeira.blogspot.com/
oficina.madeira@ig.com.br

Muito obrigado
Paulo Rogério