quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Notícia: Oficina SEBRAE desenvolverá o design de móvel do oeste de SC

Consultores do SEBRAE/SC e um dos mais criativos designers da atualidade, o mineiro Dijon de Moraes, comandam nesta semana (de 20 a 22) um diagnóstico de alto nível das empresas do Arranjo Produtivo Local de Móveis do Oeste de Santa Catarina.

Essa atividade é preparatória para uma das principais ações do Pólo Moveleiro deste ano: a Oficina de Design-Móveis do Oeste de Santa Catarina, que inicia em março, resultado de uma parceria entre o SEBRAE/SC, a Associação dos Moveleiros e a Unoesc. A direção de design desta oficina estará a cargo de Dijon De Moraes que coordenará uma equipe de nove designers selecionados e três professores orientadores convidados pertencentes ao Campus Xanxerê da Universidade do Oeste de SC.

Dezoito empresas moveleiras do APL receberão informações teóricas e 18 horas de aplicação prática. Cada designer desenvolverá pelo menos dois projetos, sob a orientação de Dijon e professores convidados, resultando na construção de um protótipo (pela empresa), na elaboração de um manual construtivo do produto e, possivelmente, na exposição destes produtos na Mercomóveis 2008.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 20 a 22, o designer Dijon de Moraes, junto com consultores do Sebrae/SC realizará um diagnóstico em nove das 18 empresas que participarão da Oficina.

A abertura oficial da Oficina está programada para março, quando os empresários e designers serão apresentados à Dijon e à metodologia da Oficina, informa o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.

Qualificação
Dijon de Moraes é designer pH.D. em design junto à Universidade Politécnico di Milano, Itália. Desenvolveu diversos produtos e recebeu prêmios no Brasil (venceu por três vezes o prêmio Museu da Casa Brasileira) e no exterior (Itália, Taiwan e Japão). É autor dos livros Limites do Design (1997) e Análise do design brasileiro (2006), titular da empresa de consultoria Dijon Design, professor doutor da Escola de Design da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde atualmente ocupa o cargo de vice-reitor.

Membro do colegiado de mestrado e doutorado da Redemat, um consórcio entre as instituições UFOP, UEMG e CETEC, consultor científico do CNPq, consultor do Sistema FIEMG e do SEBRAE. É especialista em design estratégico (sistema design) para Arranjos Produtivos Locais (APLs), aplicando esta metodologia em Ubá e Goiânia.

Ministrou cursos e workshops, proferiu lições e se apresentou em vários congressos internacionais promovidos por universidades e design centers do Brasil, Portugal, Paraguai, Itália, Inglaterra e Turquia. Coordenou oficinas de design, no formato adotado para o oeste catarinense, em empresas de móveis de Ubá e Goiânia.

Fonte: Mercomóveis 2008, visto no www.cedetem.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo Bem? bonita este espaço está bem posicionado.........bom estilo:)
Amei Continua assim !