terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Antes e Depois: Dois dias para uma mudança radical! (em homenagem ao dad)


(Almoçando um risoto de frutos do mar, em Floripa! Parabéns papai!)
Hoje é aniversário do meu pai, o famoso Roney! E para homenagear esta grande figura (quem conhece sabe bem do que estou falando) vou mostrar o passo a passo de como ele me ajudou a decorar a minha casa. O esquema foi um Antes e Depois para dar cara de casa para um apê que estava peladinho. Contei ainda com a ajuda do meu sogro, o Jerônimo. Já mostrei um pouquinho aqui, mas como a data de hoje é especial e como vira e mexe, as visitas que chegam lá em casa se supreendem com a mesa, resolvi fazer um post especial e contar a história.

Montar o nosso primeiro apartamento é a realização de um pequeno sonho, aqui tratado como um primeiro passo, quando eu e meu namorado decidimos morar juntos. Os desafios eram muitos: apartamento pequeno, orçamento menor ainda e uma vontade enorme de ter um espaço agradável para desfrutar dos momentos à dois e dos momentos à "dezenas" - isso mesmo! Adoramos receber os amigos, mas como fazer isso numa sala de pouco mais de 13m² e em apenas dois dias (para aproveitar a disposição de dois ajudantes muito especiais: nossos pais)? 

O primeiro passo foi tratar a varanda como parte integrante da "área social", uma vez que ela é enorme, bem iluminada e gostosa. Mas antes de chegar lá, vamos ao desafio inicial, a sala. Mais difícil que resolver os problemas do apartamento e do orçamento apertado foi trabalhar com a diferença de gosto meu e do meu namorado. Enquanto sou designer e adoro peças marcantes, ele prefere o estilo "rústico". A solução foi misturar estes elementos para criar um espaço aconchegante e que agradasse aos dois. 

Partimos da mesa de madeira de demolição. Como meu pai trabalha com isso, tive a facilidade de encontrar uma peça de madeira exatamente como queríamos: mais estreita para funcionar como uma espécie de balcão de bar e ter espaço para as pessoas circularem. E a sorte de ter um pai que curtiu muito ajudar. 

A mesa foi inteiramente fabricada por ele. Começando em sua mini-fábrica e finalizando dentro do apartamento, como podem ver nas fotos abaixo, que mostram algumas das etapas de construção do móvel.




A ideia é colocar um banco de cedro (também fabricado pelo meu pai) de um lado e duas cadeiras bertoias do outro, deixando um espaço na cabeceira para a entrada de um aparador um pouco mais alto que pode receber duas banquetas, fazendo as vezes de buffet, quando formos apenas nós dois, ou de bar quando a casa estiver cheia de amigos. 


Ainda falta chegar o aparador, mas pela ilustração abaixo dá para ter a noção de como vai ficar. Ainda não decidimos o material do aparador nem o design das banquetas, alguém tem alguma sugestão para harmonizar a nossa sala?

O sofá para três lugares é amplo e nos acomoda confortavelmente para nossas sessões de cinema. Mas a claridade natural era excessiva e provocava reflexos na TV. A solução foi optar por cortinas de algodão, que bloqueiam a passagem da luz, mas não completamente, o que dá leveza ao ambiente. O tapete delimita o espaço e deixa tudo mais aconchegante, inclusive dá para jogar as almofadas no chão e ficar bem à vontade.

A iluminação também foi pensada para o uso "real" da casa. Três pendentes caem sobre a mesa de jantar, deixando-a em evidência. O móvel-bar, colocado ao lado do sofá, recebeu um abajur para momentos de leitura ou para uma luz mais intimista, e na área da TV, uma luminária de vidro pintado deixa a luz mais adequada para assistir nosso programa favorito. Reparem como a cortina tem uma transparência, mas ainda assim deixa o ambiente escurinho.
Em dois dias, com a ajuda dos "sogros" montamos esse ambiente! Agora falta acertar os pequenos detalhes para ficar tudo com a nossa cara. Mas isso leva um tempinho e não pretendíamos esperar tanto para fazer o "open-house". Sejam todos muito bem vindos à MINHA CASA!

Créditos:
Sofá: Líder Interiores
Bertoias e almofadas lisas: Tok&Stok
Almofadas estampadas, cortinas e tapete: Leroy Merlim
Luminárias: Apta Representações (31) 3297-9188
Móveis de Madeira de Demolição: Jacuba Arte em Madeira (31) 9195-9070

3 comentários:

Mary disse...

Parabéns, Seu Roney !
Muitas felicidades!
Mary

Anônimo disse...

acho que ia ficar lindo se o aparador fosse em preto (mdf liso ou tipo laca) ia destacar por sua madeira ser rustica..
:) e podiam usar an banquetas estilo bertoia também..


http://www.criare.com/produto/cozinha-canion#content

Maíra Paiva disse...

Tenho um outro aparador de laca e acho que ele arranha muito, você não acha?