quinta-feira, 29 de novembro de 2007
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Wolfson Design
Wolfson Design expôs os trabalhos de duas ‘séries’ explorando a abordagem functional e escultural do design, nas quais o conceito é derivado fluidez da paisagem e de seu movimento geométrico. movement.
LINE SERIES : Uma exploração das metamorfoses formais. Focando no poder da ambiguidade no qual diferentes conceitos são justapostos. É mais livre e radical pairando entre escultura e formas que podem e devem ser utilizdas como mobiliário.
ORIGAMI : A série Origami parcece uma abstração de intercessões, dobras, mergulhos e justaposições de superfícies- forças estáticas versus dinâmicas; um momento paralizado de uma ação suspensa, congelada, como se fossem dobras feitas pela mão do homem.
(fonte: dezeen)
Projeto Madeira Moldada
Quando iniciei minha pesquisa no mestrado da REDEMAT, pensava no desenvolvimento de um novo compósito à partir de resíduos da indústria moveleira, que fosse mais eco-eficiente. De 2006 pra cá, felizmente , cada vez mais o tema aparece em várias discussões e acredito que isso seja muito positivo.
Um bom exemplo é o Projeto Desenvolvimento de Soluções de Design para Produtos Industriais através da conformação 3D a partir da Fibra de Madeira de Reflorestamento, faz parte das pesquisas do Núcleo de Design & Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR).
A produção de madeira de reflorestamento no Sul do Brasil abrange grandes áreas, e a geração de resíduos no corte desta madeira em serrarias ainda é um problema. Pensando nisto, o Prof. Dr. Dalton Luiz Razera, coordenou um projeto no intuito de transformar este problema (resíduo) em oportunidade de negócio (processo industrial de transformação), com reflexos possíveis no aspecto ambiental, econômico e inclusive social. A iniciativa vislumbra ainda a possibilidade de se criar pequenas indústrias para a produção de objetos moldados em fibra de madeira.
O núcleo trabalha com os principais conceitos da sustentabilidade contemplando dimensões ambientais, sociais, econômicas e com um foco no ciclo de vida dos produtos, orientados pela visão do Prof. Dr. Carlo Vezzoli do Politécnico de Milão, nas seguintes linhas de atuação:
a) Projetos de pesquisa: sempre realizados em parceria com representantes da sociedade (empresas, fundações, universidades, etc.) de maneira a obter resultados com validade prática e científica;
b) Atividades de extensão para a sociedade: disseminação do conhecimento através de cursos de extensão, eventos científicos e publicações;
c) Apoio ao aprendizado acadêmico: geração de ferramentas didático-pedagógicas para apoio ao ensino nos cursos de graduação e pós-graduação em Design.
Fica o recado para todos os designers: mais importante que preocupar-se com o aproveitamento, a reciclagem e o reflorestamento é o uso consciente dos materiais. Nós designers somos responsáveis por uma fatiazinha bem significativa desse processo de conscientização e busca por um mundo sustentável!
Storie diCose
Cada objeto possui uma história, desde sua fabricação até seu descarte. Por quantas mãos passaram, o número de marcas que carregam, qual sua importância, quais momentos marcaram. A exposição italiana “Storie Di Cose” mostra justamente a narrativa de 28 designers internacionais sobre a cultura, os vínculos afetivos e os relacionamentos que os objetos têm com o mundo.
Entre os designers convidados estão dois nomes brasileiros: Manuel Bandeira, de Salvador, e o escritório Nódesign, de São Paulo. Até 30 de novembro. www.lungomare.org
Fonte: arc design
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Senai lança Caderno de Referências 2008
Uma diferença marca o novo caderno de tendências em mobiliário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Lançada desde 2002, a publicação agora se chama "Caderno de Referências". A edição 2008 é a sexta da série "Coleção em Design".
Enquanto os cadernos anteriores trabalharam temas variados, com foco na identidade do design brasileiro e nas tendências internacionais e nacionais do design moveleiro, o desta temporada é centrado no comportamento da sociedade como processo inicial de uma tendência. É o que explica a designer Márcia França Batista, do Núcleo de Inovação e Design de Móveis do Senai- Cetman, de Arapongas (PR). Ela participou do grupo que trabalhou na nova edição, composto por profissionais de oito estados.
"O caderno não apresenta explicitamente as tendências, mas conduz o profissional, dentro da categoria de sua produção, a pensar como será o móvel dentro dos novos comportamentos, das novas abordagens, baseados no estudo desses comportamentos, tomando o caderno como referências", afirma Márcia Batista
O caderno foi segmentado em quatro grandes temas: "Momento Luxo", "Simbiose", "Buscas e Origens" e "Tempo e Espaço".
O primeiro tema estende o conceito do luxo para todas as classes sócio-econômicas, com base nas sensações e nos valores de cada um. Em "Simbiose" está o convívio do moderno com o tradicional, a busca pela paz, a sustentabilidade, as questões ambientais, as diferenças. No tema "Buscas e Origens" são resgatadas as raízes brasileiras como referência para novos estilos e funções dos produtos - destaque para o artesanato e para a regionalidade. Já "Tempo e Espaço" mostra referências para quem tem um ritmo de vida em constante velocidade, simultaneidade, informação e universalidade.
Além da publicação, o Senai está promovendo debates sobre quais serão os móveis - e materiais - que atenderão aos novos personagens e estilos de vida.
( fonte: www.designbrasil.org.br )
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Eco wood - David Brunicardi
Inspirado nas fluidez da água e construído com madeiras amigáveis do Equador, a nova série do designer David Brunicardi inclui a mesinha Onda, o banco Mag e a mesa lateral. Madeira com formas fluidas estão presentes em toda a linha explorando o potencial do material. O resultado é um mobiliário que se torna belo e elegante pela sua simplicidade e materiais utilizados.* *adaptado de Lisa Evans para CH