sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Prêmio Brasil de Excelência em Brinquedo 2008


O Prêmio Brasil de Excelência em Brinquedo 2008 é mais uma iniciativa da Revista Espaço Brinquedo em parceria com a Francal Feiras e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo (Abrinq). A ação foi criada para reconhecer e valorizar o trabalho realizado pela indústria e pelos importadores do segmento.

As categorias dsão: Bonecas e bonecos, Carrinhos, Jogos, Eletrônicos, Brinquedos de Montar, Pelúcia, tecido e plush e a última categoria engloba Bicicleta, triciclo, skate, patins e afins.

Perfeito para os designers explorarem a madeira e outros materiais interessantes.

Inspiração em alta velocidade


Entusiasmada pelo Pininfarina (de alguns posts atrás) achei interessante este sofá de Philip Grass , inspirado na linguagem automobilistica. Bem "streamline"...

Visto no mocoloco.

ulo Chair | ian walton



Móveis versáteis e multi-uso são, na minha opinião, a categoria mais difícil de se ter sucesso. Mas este projeto é uma belíssima excessão.

Com um mecanismo simples, o designer irlandês Ian Walton, projetou a cadeira ULO que se transforma em poltrona! Perfeita para pequenos espaços!

A peça foi finalista do Vico Magistretti (ver arquivo do blog) e pode ser vista juntamente com outras soluções interessantes no designboom.

Oportunidade para designers


Designers de produto da América Latina podem submeter seus produtos para a seleção da II Mostra Internacional de Design de Produtos Latino-americanos.

Veja matéria coompleta no design-se

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

“1º Prêmio Craft Design“

Abertas hoje 28/2 as inscrições para o “1º Prêmio Craft Design“, que tem como objetivo incentivar a criatividade, o
empreendedorismo e a inovação, assim como divulgar o trabalho dos profissionais da área. A premiação é aberta a estudantes, profissionais e empresas de design.

Os interessados poderão participar individualmente ou em grupo com projetos inéditos. Não há limite de trabalhos por
inscrição, que é gratuita. As inscrições se encerram no dia 9 de junho.

O autor do melhor projeto receberá R$ 10 mil e serão concedidas duas menções honrosas para projetos que tenham foco em ação social ou em Ecologia. O regulamento e inscrições podem ser encontrados no site: www.craftdesign.com.br/concurso.asp. Mais informações pelo telefone (11) 3813-6286

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mesa Luna | Studio Pininfarina



Achei no designatômico:

O Studio Pininfarina, famoso por projetar carros esportivos (Ferraris, etc) se aventurou pela área do mobiliário. Alguma dúvida sobre a excelência do resultado?

Inspirador...

Escova de dente de madeira


A Radius Toothbrush é uma empresa que se preocupa com o impacto ambiental de seus produtos e propõe várias soluções coerentes com esta filosofia, desde a diminuição de materiais de suas embalagens, até escovas de dentes em que se pode trocar só a "cabeça", preservando assim o cabo e o meio ambiente.

Mas a surpresa vem mesmo é da escova de dente com cabo de madeira plástica, um compósito que vem surpreendendo, pela beleza e a versatilidade das aplicações!

Visto no ecolect.

Feltro e lã, um barato sustentável!


A Etcetera Media, uma empresa de Boston fundada em 2005 por Chris Grimley e Kelly Smith, criou um original porta-vinhos, 100% feito de lã de feltro e fabricados localmente em Massachusetts.

O feltro é um material do período "pós-industrial" constituído por cerca de 85% de resíduos da fabricação da lã e 15% de fibras mistas.

O produto tem capacidade para portar seis garrafas e quando vazio, pode ser dobrado, facilmente, ocupando pouco espaço. Inteligente, não?

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mesa de Sinuca de Kombi


Inspirada pela mesa de sinuca bacanésima postada abaixo, a Nana resolveu enviar a mesa de sinuca feita de Kombi, vista no wishlist!

Gostei do projeto, acho que ficaria ótimo num pub! Além do mais, seria um excelente "re-uso", para carangos obsoletos, e ainda combina perfeitamente com a estética retrô.

Sei de umas pessoas que bem que comprariam: os malucos Juliano, Emerson e Gláucio, donos da famosíssima JEG (mas isso é assunto pra outro post, em outro blog, a não ser que eles me contratem para "tunnar" o interior da belezura.)

Hive





Outro post legal visto no youngzeh é sobre a Hive, uma marca que trabalha com produtos desenvolvidos por designers, artistas plásticos e serralheiros, numa mistura de metal, bambu ou fibras naturais, desenvolvidas à partir de plantas originárias das Filipinas.

O resultado são objetos contemporâneos, elegantes e leves. Selecionei biombos, vasos de flores e as cúpulas, mas você pode conferir outras idéias no site.

Lindos!

Mesa Fusion




Vi no YoungZeh a Fusion, que aparentemente é uma simples mesa, mas ao remover seu tampo revela-se uma mesa de sinuca...

Projeto simples, multi-uso e com grande apelo emocional...

Da Aramith Products, uma empresa belga de mesas de bilhar.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

bracelete de madeira e ouro


O centenário do nascimento de Frida Kahlo, comemorado em 2007, instigou a joalheira Patricia Centurion a desenvolver uma coleção de peças inspiradas nas telas dessa inquieta e transgressora pintora mexicana, que teve a vida marcada por tragédias e descobertas.

A primeira parte da coleção é composta por anéis, pulseiras e braceletes, confeccionados em madeira com detalhes em ouro, que reproduzem os desenhos presentes em alguns de seus quadros. A segunda parte foi inspirada no diário de Frida e traz gravadas nas jóias algumas de suas frases mais marcantes, entre elas “La revolución es la harmonia”.

fonte: joiabr

Origamis inspiram móveis



Já postei várias vezes móveis inspirados pelos origamis, técnica japonesa o nome vem do japonês ori (dobrar) e kami (papel).

De fato, a técnica japonesa é uma fonte inesgotável e inspira muitos produtos, como por exemplo a origami chair, vista no www.formuswithlove.se.

Confira outros produtos legais no site!

Moveleiros do Paraná apostam na "biomarcenaria"

Apostar na sustentabilidade é uma das alternativas do setor moveleiro do Paraná para expandir suas vendas dentro e fora do Brasil. Essa foi uma das conclusões do 2º Seminário Oportunidades para o Setor Moveleiro, promovido nesta quinta (21 de fevereiro) pelo Conselho Temático da Indústria Moveleira, ligado à FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Durante o evento, líderes do setor discutiram como as pequenas e médias empresas moveleiras devem utilizar o conceito de “biomarcenaria”, que consiste em fabricar móveis de forma ecologicamente sustentável – com matéris-primas e processos de produção que não agridem o meio ambiente. "O setor precisa agregar mais valor ao produto final para melhorar sua fatia no mercado doméstico e internacional”, observa Constantino Bezeruska, coordenador do Conselho Temático da Indústria Moveleira da FIEP.

Com a nova técnica, cada vez mais difundida lá fora, os empresários do setor querem acompanhar o crescimento de outros pólos moveleiros do país.

Enquanto São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, viram suas exportações crescer a uma taxa média de 8% entre janeiro e outubro do ano passado, o Paraná cresceu apenas 4%. Portanto, o objetivo é fazer de 2008 um período de recuperação. “As indústrias de móveis da Grande Curitiba, como as de Arapongas, precisarão atender à demanda", projeta Bezeruska. “Este ano promete”, diz.

fonte: cedetem

Oportunidade de trabalho

O CEDETEM SENAI está contratando 04 INSTRUTORES DE MARCENARIA sendo:

- 02 instrutores de 40h semanais (manhã e tarde).
- 02 instrutores de 20h horas semanais (noite).

Requisitos
- Graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Arquitetura, Design, ou outro curso afim, preferencialmente, ou ainda, Curso Técnico completo nas áreas afins, que tenha experiência industrial comprovada de 02 anos como marceneiro, ou que conheça de processos industriais do setor moveleiro e tenha domínio sobre seus equipamentos.
- Desejável conhecimentos de informática como usuário e docência.

Os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: cedetem@fiemg.com.br

fonte: www.cedetem.com.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cozinha é lugar de macho!


Já que divulguei um evento inteiramente dedicado às cozinhas resolvi procurar uma que fose realmente interessante.

A Porsche Design Group e o Poggenpohl, o mais antigo nome do mobiliário na Alemanha, desenvolveram a cozinha MAN. Concebida para agradar machos sofisticados, a cozinha toda em alumínio, será equipada com armários sem alça, sistema high-tech A / V (que eu nem sei o que é), e outros detalhes para agradar em cheio os homens que gostam de cozinhar.

Será que as mulheres vão poder comprar?

Casa de árvore... ou de planta, ou de grama....






... como quiser chamar. Postado no CoolHunter, a casa é decorada com plantas internamente e revestida de grama por fora. Uma solução que além de cool, ainda é ecologicamente correta ( e cai como uma luva em países quentes como o Brasil!)

Zanotta Sacco - um clássico dos anos 60


Intuitivamente podemos dizer, sem medo de exageros, que o sofá-pufe, saco, ou sei lá que nome ele tem, é um dos móveis mais copiados do mundo.

O Zanotta Sacco, de 1968, comemora este ano o seu 40 º aniversário. Desenhado por Cesare Paolini, Piero Gatti e Franco Teodoro, o Sacco foi o primeiro sofá-pufe- saco produzido em série.

Disponível hoje, numa variadíssima gama cores à escolha, nas melhores lojas de design, ou copiadíssimo em algumas esquinas por aí!

Notícia: Oficina SEBRAE desenvolverá o design de móvel do oeste de SC

Consultores do SEBRAE/SC e um dos mais criativos designers da atualidade, o mineiro Dijon de Moraes, comandam nesta semana (de 20 a 22) um diagnóstico de alto nível das empresas do Arranjo Produtivo Local de Móveis do Oeste de Santa Catarina.

Essa atividade é preparatória para uma das principais ações do Pólo Moveleiro deste ano: a Oficina de Design-Móveis do Oeste de Santa Catarina, que inicia em março, resultado de uma parceria entre o SEBRAE/SC, a Associação dos Moveleiros e a Unoesc. A direção de design desta oficina estará a cargo de Dijon De Moraes que coordenará uma equipe de nove designers selecionados e três professores orientadores convidados pertencentes ao Campus Xanxerê da Universidade do Oeste de SC.

Dezoito empresas moveleiras do APL receberão informações teóricas e 18 horas de aplicação prática. Cada designer desenvolverá pelo menos dois projetos, sob a orientação de Dijon e professores convidados, resultando na construção de um protótipo (pela empresa), na elaboração de um manual construtivo do produto e, possivelmente, na exposição destes produtos na Mercomóveis 2008.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 20 a 22, o designer Dijon de Moraes, junto com consultores do Sebrae/SC realizará um diagnóstico em nove das 18 empresas que participarão da Oficina.

A abertura oficial da Oficina está programada para março, quando os empresários e designers serão apresentados à Dijon e à metodologia da Oficina, informa o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.

Qualificação
Dijon de Moraes é designer pH.D. em design junto à Universidade Politécnico di Milano, Itália. Desenvolveu diversos produtos e recebeu prêmios no Brasil (venceu por três vezes o prêmio Museu da Casa Brasileira) e no exterior (Itália, Taiwan e Japão). É autor dos livros Limites do Design (1997) e Análise do design brasileiro (2006), titular da empresa de consultoria Dijon Design, professor doutor da Escola de Design da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde atualmente ocupa o cargo de vice-reitor.

Membro do colegiado de mestrado e doutorado da Redemat, um consórcio entre as instituições UFOP, UEMG e CETEC, consultor científico do CNPq, consultor do Sistema FIEMG e do SEBRAE. É especialista em design estratégico (sistema design) para Arranjos Produtivos Locais (APLs), aplicando esta metodologia em Ubá e Goiânia.

Ministrou cursos e workshops, proferiu lições e se apresentou em vários congressos internacionais promovidos por universidades e design centers do Brasil, Portugal, Paraguai, Itália, Inglaterra e Turquia. Coordenou oficinas de design, no formato adotado para o oeste catarinense, em empresas de móveis de Ubá e Goiânia.

Fonte: Mercomóveis 2008, visto no www.cedetem.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO

A CASA museu do objeto brasileiro, em comemoração ao seu 10º aniversário, organiza o Prêmio Objeto Brasileiro, que vai destacar e premiar os melhores produtos oriundos da união entre produção artesanal e design contemporâneo.

Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporânea, o Prêmio pretende ser um acontecimento permanente, mobilizando e estimulando recursos criativos, troca de idéias e novos contatos. O evento, que acontecerá a cada dois anos, faz parte de um conjunto de ações realizadas pela instituição com o objetivo de contribuir para o reconhecimento, revalorização e revitalização deste importante patrimônio cultural brasileiro.

OBJETIVO:
O Prêmio Objeto Brasileiro tem como objetivo principal a promoção da sustentabilidade do fazer artesanal contemporâneo no Brasil, que está fundamentada no tripé econômico, ambiental e social. Isso será atingido por meio do estímulo à pesquisa e à inovação, bem como da ampla divulgação e promoção de artistas, artesãos, designers e empresários que propõem novos caminhos para a criação de um objeto artesanal autêntico e responsável em nosso país.

INFORMAÇÕES GERAIS:
O Prêmio Objeto Brasileiro será atribuído ao 1º e 2º lugares nas seguintes categorias:

Objeto de Produção Autoral
1º lugar: R$ 5.000,00 e 2º lugar: R$ 2.500,00
Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semi-artesanal e concebidos por profissional, artesão ou micro / pequena empresa.

Objeto de Produção Coletiva
1º lugar: R$ 5.000,00 e 2º lugar: R$ 2.500,00
Objetos contemporâneos que refletem o encontro do artesanato com o design, produzidos de forma artesanal ou semi-artesanal e concebidos por grupos de artesãos, comunidades, associações ou cooperativas em colaboração, ou não, com profissionais – consultores, designers, arquitetos, artistas, entre outros.

Ação Sócio-Ambiental
1º lugar: R$ 10.000,00 e 2º lugar: R$ 5.000,00
Projetos bem sucedidos que refletem o encontro do artesanato com o design desenvolvidos por instituições, cooperativas, associações e organizações com foco na responsabilidade sócioambiental: geração de renda, reutilização e reciclagem, desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Novos Projetos - Estudantes e Jovens Profissionais
Desenvolvimento de protótipos dos projetos selecionados: R$ 2.000,00
Projetos de protótipos de objetos contemporâneos que refletem o encontro do
artesanato com o design, concebidos por estudantes e jovens profissionais a fim de serem produzidos por artesãos. Esta categoria será desenvolvida em 3 etapas:


ETAPAS
1ª etapa – seleção de 6 projetos
2ª etapa – produção de protótipos
3ª etapa – premiação e exposição

CALENDÁRIO:
Lançamento do Prêmio – 29 fev 2008
Inscrições – de 29 fev a 30 jun 2008
Comunicação dos projetos selecionados – 31 jul 2008
Entrega dos protótipos – 25, 26, 27, 28 e 29 ago 2008
Premiação – 25 set 2008
Exposição – de 26 set a 28 nov 2008

Smartphone de bambu


Será que alguma coisa pode ser mais ambientalmente correta do que um smartphone – híbrido de celular e computador – revestido de bambu? De acordo como o blog Yanko Design, o Chute é como qualquer outro aparelho do tipo – mas seu revestimento é inteiramente feito da planta.

Criado pelo designer Michael Laut, o aparelho tem como objetivo não só criar um design mais “natural” – na contramão da tendência atual, que pede layouts futuristas e sofisticados – como também incentivar o uso de recursos sustentáveis e menos agressivos à natureza. De quebra, o Chute é mais leve e resistente do que seus “irmãos” feitos de plástico e metal.

Marcelo Cabral, especial para o G1


Postei abaixo dois cartazes do Fórum Internacional de arquitetura e construção. A programação contempla ainda um dia com foco construtor e outro para o revendedor.

Confira a programação completa: clique aqui!

Dia do Arquiteto

Dia do Design de Interiores, Iconografia e Superfície de Materiais

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TODA


TODA (The Office of Design and Architecture) escritório de Nova York, cujo trabalho abrange desenho industrial, arquitetura, imprimir e web design.

Para a sua estréia em 2007 no Salão de Móveis de Milão, eles projetaram a linha Bean de móveis, que explora as formas através de estruturas revestidas, criando um efeito interessantíssimo.

O site ( é um show à parte!)

50 anos da Egg Chair | Arne Jacobsen


Arne Jacobsen, designer da mundialmente famosa Egg Chair comemora o aniversário de 50 anos da poltrona.

Projetada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958 e produzida por Fritz Hansen, a Egg, seu 50° aniversário, surge em 999 versões limitadíssimas, incluindo pela primeira vez, camurça chocolate camurça nas costas e couro castanho escuro na frente.

A sofisticada combinação de couro e camurça é faz um belo complemento com uma base sólida em bronze polida à mão, num acabamento único e exclusivo. O bronze vai escurecer tornando-se mais belo ao longo do tempo, dando ainda mais charme à este ícone do design mundial.

Cada um dos 999 ovos terá gravado, sob o assento, um número de série e um breve texto sobre a história e origem da Egg Chair. Um livro especial, edição limitada 50 º aniversário, também vai acompanhar o produto.

Visto no http://www.notcot.com/, onde é possível ainda conferir várias outras versões da poltrona.

Especialização no IED (Istituto Europeo di Design)

O IED (Istituto Europeo di Design) está com inscrições abertas até o final de março para os seus cursos master de formação avançada, voltados para profissionais que já atuam no mercado e buscam uma especialização de alto nível nas suas áreas de atuação.

Os cursos, nas áreas de artes visuais, design e moda, têm duração de 15 meses e carga horária de 360 horas. São baseados na relação entre a teoria e a prática, através de estudos de casos reais, parcerias com empresas e projetos experimentais. As áreas oferecidas são:

  • Design Graphic Editorial
  • Design Estratégico
  • Industrial Design
  • Interior Design
  • Fashion Marketing
  • Fashion Production

A proposta metodológica é transformar o “saber” e o “saber fazer” num processo interdisciplinar que reúne teoria, prática, tecnologia, criatividade, pensamento estratégico, empreendedorismo, conceitos tecnológicos avançados e tendências. Veja mais informações sobre os cursos a seguir:

Artes Visuais Design Graphic Editorial
O curso visa especializar o profissional de Graphic Design na área de projeto editorial em redações de revistas. Através de experiências multidisciplinares, o curso desenvolve competência e criatividade para os participantes assumirem o papel de diretores de arte e desenvolverem projetos de revistas nas mais diversas áreas como cultura, estilo de vida, moda e design.

Durante o curso, serão desenvolvidos conceitos de tecnologias, dinâmicas de comunicação, linguagens e códigos visuais além de todos os elementos presentes em um projeto de revista: fotografia, tipografia, composição gráfica e impressão.

Design Design Estratégico
Transmitir conhecimentos sobre análise de mercado é um dos objetivos do curso de Design Estratégico. A metodologia abrange pesquisa de necessidades, comportamento do consumidor, desenvolvimento de cenários relativos aos novos produtos, bem como apresentação e comunicação de projetos. A formação atende às demandas do mercado de trabalho internacional, preparando o aluno para vencer os desafios tecnológicos dos sistemas industriais aplicando conceitos de inovação, comunicação e sustentabilidade. Industrial Design O curso oferece a possibilidade de posicionar o profissional no mercado como referência de inovação.

Durante o Master serão desenvolvidos projetos distintos em colaboração com profissionais renomados e experientes, que fornecerão o “know-how” e o suporte técnico necessários para a realização de diferentes produtos projetados.

O curso é dividido em três fases:

  • Fundamentos do Design – abordando aspectos históricos, estratégicos e de marketing .
  • Design de Mobiliário – com foco em tecnologias, materiais e sustentabilidade na indústria moveleira.
  • Design Industrial – abordando as áreas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e embalagens.

Interior Design
O curso valoriza a interdisciplinaridade da área de design interior com a arte, cultura, técnica e design na proposição de soluções criativas. Através de projetos, estudos de casos, visitas técnicas e discussões com grandes personalidades do setor, o curso utiliza ferramentas de última geração para conferir ampla atualização a profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes.

Moda Fashion Marketing
As competências do curso de Fashion Marketing and Communication têm como objetivo formar profissionais capazes de analisar as principais tendências no mercado fashion e desenvolver estratégias para o desenvolvimento de empresas de moda. O curso também abrange áreas como gerenciamento de projetos, campanhas publicitárias e relacionamento com a imprensa.

Fashion Production
O objetivo deste curso é preparar um profissional para ingressar no mercado de produção de moda, beleza e publicidade. O participante será preparado através de laboratórios práticos, workshops e simulações reais. Conceber editoriais de moda, beleza e campanhas publicitárias, coordenar castings e desfiles de moda são algumas das competências trabalhadas.

Informações Sobre Cursos:
Robério Xavier Assistente de Coordenação Master Fone: 11 – 3660-8000 E-mail: r.xavier@iedbrasil.com.br

Istituto Europeo di Design São Paulo Rua Maranhão, 617 - Higienópolis 01240-001 - São Paulo
+55 (11) 3660-8000 www.iedbrasil.com.br



via design-se