domingo, 29 de novembro de 2009
ii Prêmio Sebrae Minas Design
O Prêmio Sebrae Minas Design é a oportunidade para estudantes e profissionais de design de todo o Brasil apresentarem projetos inovadores para micro e pequenas empresas (MPEs).
O objetivo do prêmio é estimular o desenvolvimento de produtos originais, funcionais e que contribuam para otimizar processos, economizar recursos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais.
A iniciativa contribui para disseminar a importância do design, aproximar profissionais de design e MPEs e gerar oportunidades de negócios.
A primeira edição do Prêmio, em 2008, teve mais de 120 projetos inscritos, 56 trabalhos finalistas e 12 vencedores.
2ª edição
O Prêmio irá abranger os seguintes setores econômicos:
• Ardósia - Papagaios/MG
• Calçados - Nova Serrana/MG
• Eletroeletrônicos - Santa Rita do Sapucaí/MG
• Móveis - Ubá/MG
• Resíduos da Construção Civil
• Resíduos (ardósia, calçados, eletroeletrônicos, móveis)
Premiação
1. Participação na Mostra do 2º Prêmio Sebrae Minas Design, a ser realizada em Belo Horizonte.
2. Participação no Catálogo do 2º Prêmio Sebrae Minas Design, a ser distribuído pelo SEBRAE-MG para as empresas dos setores e municípios selecionados nesta edição.
3. Os projetos finalistas receberão Certificado de Reconhecimento.
4. Os projetos vencedores, nas categorias Profissional e Estudante, receberão o troféu do 2º Prêmio Sebrae Minas Design.
5. Os vencedores nas duas categorias participarão de missão internacional, organizada pelo SEBRAE-MG. Em se tratando de trabalho em equipe, participará da missão um representante do grupo.
Veja regulamento e inscrições.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
5° Seminário de Educação Ambiental
Acontece nessa sexta e sábado o 5° Seminário de Educação Ambiental promovido pela Escolda de Design da UEMG. O objetivo geral do evento é "favorecer a difusão e o intercâmbio científico e tecnológico acerca do Meio Ambiente sob diferentes aspectos relacionados ao design", além de "estimular a formação em pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, gerando sinergia positiva envolvendo as áreas de Design e Meio Ambiente" e "favorecer a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais e estudantes ligados às áreas de Design, Meio Ambiente e demais interessados na temática".
O seminário irá debater o tema “Cidade Sustentável”, problemas, perspectivas e soluções para melhoria da vida urbana e sustentabilidade do planeta, nos dias 27 e 28 de novembro no Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR
Rua Belém, 40, Esplanada, às margens do Ribeirão Arrudas (acesso pela Via Expressa Leste/Oeste)
Eu com certeza irei pois tenho três artiguinhos para apresentar!
Luminária de origami
Os estúdios Townhouse Zurich e Fries&Zumbühl se uniram e criaram essa linda luminária. Batizada de "Townhouse lamp" pode ser usda em três diferendes posições, permitindo diversas composições e arranjos de iluminação no ambiente. Como nos Origami uma folha de metal é dobrada para junto com a placa de plexiglas dar o efeito visual da luminária. Design by Fries&Zumbühl exclusivamente para a Townhouse. Via swissmiss
Para deixar a casa mais bonita...
Este projeto de Carl Kawasaki, batizado de Broto, é um prático infusor de chá. Sua forma foi baseada num broto da erva-mate: um cabo de alumínio e uma cúpula de plástico formam o objeto. Os materiais são atóxicos e de fácil reciclagem. Para saber mais sobre o Broto, entre em contato através do e-mail: carl_kawasaki@hotmail.com. Visto no bemlegaus
terça-feira, 24 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Linha shrub
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Fim de semana chegando...
... e aguçam-se os sentidos gourmets. Eu estou louca por esse avental para me compor nas minhas aventuras culinárias. Tem "Poderoso Chefão" também, "Paizão F.C", "Diva não Cozinha, faz festa!" Mas Poderosa Chefona é o must have! Além dos aventais uma série de outras idéias criativas para presentear. Da Uati?
Resultados Prêmio Tok&Stok
Finalmente o resultado do concurso Tok&Stok. Com seis alunos da UEMG no páreo, não aguentava mais de curiosidade. Eis que são revelados os três premiados.
"A grande vencedora da noite foi Tamara Barbian de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, estudante do Centro Universitário FEEVALE com o projeto Circo dos Sonhos.
Sob a orientação da professora Suzana Vielitz de Oliveira, o produto foi concebido para o público infantil e consiste em uma espécie de barraca lúdica que possibilita que a criança se deite sobre uma superfície que lembra um colchonete em forma de elipse. O projeto também propõe alças para facilitar o transporte."
"O segundo lugar ficou com o estudante Bruno Rutman Pagnocelli e com o professor orientador Mário Ribeiro de Oliveira , da PUC do Rio de Janeiro, com o móvel Molécula, uma espécie de pufe formado por bolas unidas (as mesmas bolas usadas na prática do pilates) que sugere conforto, diversão e interage de forma interessante com o usuário."
"Em terceiro lugar, o aluno Luiz Carlos Bittencourt da UNIVILLE, de Joinville, Santa Catarina, com orientação de Victor Henrique Fagundes. Seu projeto, intitulado Baião, faz referência à cultura popular brasileira quando propõe a utilização do tecido de chita como revestimento, além de oferecer diferentes possibilidades de composição com o mesmo produto."
Rafael Von Rondon (UEMG) primeiro lugar no CMD (postei aqui há alguns dias) juntamente com Luísa Jannuzzi Fonseca, Murilo Gonçalves Gomes, Isabela Gyurkovicz Santini faturaram menções honrosas pelos trabalhos.
Via Tok&Stok
23º Prêmio Design MCB destaca inovações em materiais
A 23º edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB) será realizada em São Paulo no dia 24 de novembro, traz como destaque a experimentação com o uso de materiais em mobiliário.
O merecido primeiro lugar, na categoria Mobiliário é assinado pelos designers de produto Paulo Alves da Silva Filho e Luís Fagner Koga Suzuki. A cadeira Atibaia é feita em catuaba, madeira leve, porém resistente por ter fibras longas. Sua estrutura é construída com delgados sarrafos, como se fossem galhos que se articulam, uma forma derivada das propriedades da madeira utilizada.
Programe-se para ver a mostra completa:
Abertura da mostra e premiação: 24 de novembro, às 19:30 h
Visitação: de 25 de novembro a 17 de janeiro, de ter. a dom., das 10h às 18h
Onde: av. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano - São Paulo, SP
Ingresso: R$ 4 (estudantes pagam meia), grátis aos domingos e feriados
Informações: pelo site ou pelo telefone (11) 3032-3727
via casa.com.br
Agenda da semana
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Cadeira 4a | Michael Young
Além de do design limpo e elegante a Cadeira 4a é feita de alumínio reciclado. Folhas de alumínio calandradas e curvadas formam os pés, o encosto e o assento. A peça foi exibida na Vienna Design Week via dezeen
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Enfeites de Natal
Todo ano papai noel, rena, neve... Aí sempre alguém tem idéias diferentes para sair do lugar comum. É o caso dos "Glass Bell Ornaments", ou sinos ornamentais de vidro de Eva Zeisel e Olivia Barry à venda no MoMA. Com formas organicas e bastante atuais modernizam a decoração de final de ano.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Prêmio Centro Minas Design | categoria Estudante
Na categoria Estudante Mariana Pasco (minha aluninha querida!) e Daniela Casagrande ficaram em terceiro lugar com o projeto MoiToy, baseado na ToyArt e o primeiro lugar foi dado ao chuveiro Nimbus, de autoria de Rafael Von Rondon Gomes.
Todos os projetos, obviamente, privilegiaram o uso de inox colorido.
Primeiro Lugar CMD | Categoria Profissional
Como já devem saber, na semana passada aconteceu a premiação do Centro Minas Design. Eu e Naissa apesar te termos tido 100% de nossos quatro projetos selecionados não faturamos a premiação. Mas isso nem de longe foi motivo de tristeza, já que amigos "raparam"tudo! Na Categoria Profissional o primeiro lugar foi dado à fruteira Touch de Edson Xavier, com quem trabalho em alguns projetos. As imagens são renderings feitos pelo designer simulando a aplicação de inox colorido na linha de fruteiras.
Cadeira Vespa
As clássicas scooters italianas, conhecidíssimas Vespas possuem uma legião de aficcionados ao redor do mundo. Pensando nisso o estúdio espanhol Bel & Bel usou-as como base para a criação de produtos de mobiliário. São diversos modelos que usam os mais variados pedaços delas combinados a estofados atresanais. Design emocional via Bem Legaus
Design e Território | Lia Kruchen
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Fora do padrão
Assinar:
Postagens (Atom)