A empresa “Labor 13“ criou um projeto arquitetônico sustentável, usando simplicidade no projeto e nos materiais aplicados.
A casa experimental foi construída em Vernerice, na República Tcheca, pensada e construída inteiramente a partir de materiais de fontes locais, para reduzir significamente os custos da construção. Erguida no terreno de um antigo celeiro, até os pequenos fragmentos de uma ruína de pedras foram aproveitados.
As cinco portas no lado sul da casa, abrem completamente,integrando ambientes internos à natureza. Quando as portas estão fechadas, a grande janela de vidro lateral permite a entrada de luz no ambiente. Assim como a casa, o mobiliário do interior é simples e basicamente composto por materiais reciclados.
"Segundo o site Architizer, os arquitetos pretendem no futuro instalar painéis fotovoltaicos para que a casa seja alimentada com energia solar. Por enquanto, os proprietários estão desfrutando de uma horta privada com vista para a paisagem bucólica. Eles também tratam seus próprios resíduos por meio de um sistema de esgoto no local."
Via ecodesenvolvimento, dica da Tia De