domingo, 5 de outubro de 2008

Bienal Brasileira de Design


Com entrada franca, tem início na próxima quarta-feira, 8 de outubro, a segunda edição da Bienal Brasileira de Design. A programação do evento terá desta vez quatro mostras principais, todas em exposição até o dia 5 de novembro na mais recente obra de Oscar Niemeyer na capital federal, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Uma das principais mostras é “O design do produto industrial brasileiro”. Com curadoria de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan, a seleção apresenta produtos utilitários nas indústrias de automóvel, aeronáutica, máquinas agrícolas, equipamentos hospitalares, móveis e iluminação, bem como outros criados para pequenas e médias escalas de produção. A prioridade é para a qualidade e a execução dos projetos.

A jornalista especializada em design Adélia Borges responde pela curadoria de uma mostra em homenagem a José Carlos Bornancini e Nelson Ivan Petzold. A dupla gaúcha desenvolveu mais de 200 produtos e atendeu a clientes como Todeschini, Coza, Springer Carrier e Massey Ferguson. Entre os produtos mais famosos criados pelo escritório que comandavam, o Bornancini, Petzold & Muller Projeto de Produto, estão os projetos da tesoura Softy Cut da Mundial, as facas Mundial Laser e os talheres para camping lançados pela marca Hércules em 1973, que, três anos mais tarde, passaram a compor o seleto acervo de produtos da loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MOMA.

A Mostra Internacional Made in Italy apresenta peças que influenciam o design contemporâneo brasileiro. A curadoria é do italiano Vanni Pasca, conceituado professor e crítico de design. O artesanato é o destaque eo “Módulo Design Popular: A Mão do Povo em três tempos”, com curadoria de José Roberto Nemer. Ele dá um panorama do design brasileiro voltado para a pequena e média escala de produção.

A II Bienal conta com vários eventos paralelos. Um deles é o Design Innovation Labs, série de encontros entre 21 e 24 de outubro que visa fomentar o design nacional, por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Outros eventos paralelos acontecem nos estados: Porto Alegre/RS (Unisinos), Curitiba/PR (Positivo), Rio de Janeiro/RJ (PUC-Rio) e São Paulo/SP (Senac/SP).

Já o Circuito Design PVC vai incentivar num workshop a reutilização de materiais e sua transformação em arte e design. Em conjunto com o Senai Nacional, designers e empresas terão chance de interagir em clínicas. O DesignBrasil está apoiando a Bienal. O portal vai desenvolver uma ferramenta que permitirá ao público escolher os destaques em design de várias categorias.

A II Bienal Brasileira de Design é uma iniciativa do Movimento Brasil Competitivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do Programa Brasileiro de Design, e do Governo do Distrito Federal , por meio do Museu Nacional, Brasília Tur e Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. O evento tem patrocínio master da Fiat; apoio da ABDI, Grupo Gerdau e Sebrae; e parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Petrobras, Lei Rouanet, Senai Nacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Casa Park e Rede Design Brasil.

Serviço

II Bienal de Design Brasileiro
De 8 de outubro a 5 de novembro de 2008
Visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Setor Cultural Sul, Lote 02 - Eixo monumental Leste - Ao lado da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - Esplanada dos Ministérios - Brasília/ DF
Informações: Tel.: (61) 3325-5220
http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br
bbd@mbc.org.br
Entrada franca.

Um comentário:

Notus Design disse...

Gostaria de convidar a todos que forem na II Bienal Brasileira de Design para ver o projeto da Cadeira Notus, projeto que já foi mencionado nesse blog e que participará da exposição “O design do produto industrial brasileiro” dom curadoria de Fábio Magalhães.
Também convido a vrem o projeto da Cadeira Elíptica, outro projeto de nosso escritório que também participará da mesma exposição.
Agradeço novamente a Maíra e ao design de móveis que foi o primeiro blog a acreditar no nosso trabalho e divulgar a cadeira Notus.
Atenciosamente,
Rodrigo Braga
Notus Design Industrial
www.notusdesign.com
www.notusdesign.com/blog