sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho

Hoje é o dia do trabalho. Em homenagem a isto, resolvi postar um móvel que meu pai construiu para a minha casa nova. E que deu (ufa!) muito trabalho. Trata-se de uma mesa de madeira de demolição. No maior estilo "Faça você mesmo"(se for capaz, hehehehe!). Vejam só o "passo a passo". A primeira etapa consistiu em garimpar a peça certa de madeira.
Num galpão cheio de relíquias e preciosidades, meu pai guarda madeiras antigas. Peças que trazem a marca do tempo e contam histórias. Realmente fica difícil, mas encontramos o que queríamos. No caso das madeiras de demolição, o projeto de design não funciona exatamente do modo que estamos acostumados. A irregularidade da superfície, os "defeitos" que passam a ser atributos, todos estes elementos dificultam os encaixes. Em outras palavras, projetar um móvel assim, demanda um tempinho de namoro platônico para entender como solucionar a parte técnica. Inicialmente queríamos um pé de vidro, para dar leveza ao ambiente, já que o apartamento é pequeno.
Mas no decorrer no projeto, visitamos uma casa e vimos um móvel parecido com o pé de ferro. Resolvemos alterar. Aí partimos para outra fase. Garimpar em ferro-velhos chapas brutas de ferro ou aço. Papai encontrou uma de 19mm de espessura. Perfeito. Aí foi só trabalhar manualmente, artesanalmente e pacientemente cada encaixe e montá-la no lugar escolhido.
Depois deste trabalhão aí só mesmo um jantarzinho caprichado para comemorar. Já está quase tudo no lugar. Depois mostro o resultado final aqui!

4 comentários:

Gerusa disse...

que graciiiinha!!!

zeh disse...

AMO0OOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Amiga! Faltou a foto da inauguração da mesa entre os amigos!!!
Valeu o esforço, sua casa está lindona!
Beijos

Maíra Paiva disse...

É que tenho que esperar sair o post da Casa.com.br primeiro! Já já faço um F5!