segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Perch: aula de ergonomia



"Perch" é um conjunto de mesa e cadeira, resultado de dois anos de pesquisa no MA em Design Industrial com o National College of Art and Design, em Dublin, na Irlanda por Simon Dennehy. O conjunto tem como objetivo promover a boa postura como um hábito que favorecerá o aprendizado.

A mesa incorpora um perfil de apoio para o cotovelo, onde os alunos podem se apoiar durante as tarefas, diminuindo. O perfil feito de policarbonato, incorpora em sua superfície uma borracha macia (em laranja). Isto proporciona uma superfície táctil, resistente que impedem os livros de escorregar em função da inclinação e ainda pode ser facilmente limpa. Um compartimento na parte de trás do balcão serve para guardar objetos e apoiar livros quando os alunos precisarem copiar algo.

O assento e o encosto são inteiramente perfurados de maneira a ventilar. Isso reduz o peso, melhora o conforto do usuário e cria um resultado estético interessante.

O mecanismo de regulagem de altura, simples mas eficaz, exige que o estudante fique de pé para ajustar a altura, evitando acidentes. As pernas de da cadeira são tubulares e seu design incorpora um apoio para os pés. Isto permite que o aluno tenha total liberdade de movimento da perna. Já a frente do assento tem "asas" dos dois lados totalmente flexíveis, dando ainda mais conforto ao ato de sentar. Este projeto, patenteado, evita o acumulo de pressão nos pés, incentiva o movimento continuo das pernas e portanto aumenta o fluxo sangüíneoe a atividade muscular.

Nenhum comentário: