quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Rafael Simões | Design de Botequim




Rafael Simões Miranda é um dos finalistas do concurso Design de Botequim, com o projeto "Choppinho" produzido pela Vimoso e em mostra no bar Brazooka. Um móvel componível de quatro cadeiras uma mesa e uma banqueta em forma de "chopp caldereta".

O concurso "Design de Botequim" tem como tema - O móvel ideal para sentar, comer, beber e jogar conversa fora com os amigos. A idéia é criar um elemento de extrema importância para um dos principais ícones do estilo de vida carioca: o móvel de botequim.

18 comentários:

Anônimo disse...

Acho peculiar o aspecto formal deste móvel e até um pouco ordinário. A caracterização do copo de choppe é um tanto simplista.

Em relação ao concurso que ,diga-se de passagem, tem julgamento previsto para o dia 5 de outubro, há também outros projetos com design e conceito interessantes.

É preciso que se tome cuidado para não se ter divulgações de cunho apenas comercial em fóruns de design.

Sejam divulgados também os outros projetos.

Parabéns ao Rafael Miranda!

Anônimo disse...

Acho bom o movimento deste blog para divulgar o design de móveis. Acho porém perigoso o potencial limiar do cunho do interesse comercial, quando há divulgado apenas um projeto de um concurso em aberto ainda, a se divulgar o resultado no dia 5 de outubro próximo.

Gostaria aqui, então, de solicitar o apreço dos demais projetos, sem tendenciar com opiniões a nenhum deles.

Até mesmo porque, há projetos muito interessantes e quem sai perdendo é este blog.

Grande abraço ao Rafael Miranda. Parabéns pelo projeto!

Lorenzo.

Maíra Paiva disse...

De comercial ess blog não tem nada! É apenas um exercício de sempre procurar produtos bacanas relacionados ao tema deste blog: "móveis e objetos, madeiras e outros materiais". Citar as fontes e os autores é apenas uma maneira de dar crédito e referências às informações aqui publicadas.

Fiquem à vontade para comentar, opinar e sugerir.

Adoro quando os leitores interagem e o objetivo maior dessa ferramenta é a troca de informação.

Abraços, Maíra Paiva

Anônimo disse...

A idéia de usar uma "icone carioca" no desenho do mobiliário é até interessante, porém a maneira com que isso foi feito neste projeto não me agradou. Imaginem um butequim, que normalmente é pequeno, cheio dessas mesas. Acho a estética muito grosseira e bem longe da realidade dos botequins cariocas. Infelizmente muitas pessoas só vêm o choop e acham o móvel "lindo". Pessoal,design não é só estética.

Anônimo disse...

Acho uma pena que projetos caricatos como esse recebam esse tipo de divulgação, especialmente num blog que tem, a meu ver, o objetivo de divulgar um bom design. Como profissional da área, fico muito triste ao perceber que projetos como esse, que deveriam se encontrar num parque temático e não num concurso de design, representem o que há de melhor na nossa área. Não é preciso ser nenhum especialista para perceber que esse produto possui erros gravíssimos de projeto, que comprometem a sua usabilidade. Convenhamos, se isso representa o jeito carioca de se tomar chopp, se isso é considerado o que há de melhor do design carioca, estamos todos perdidos...

Maíra Paiva disse...

Não estou aqui para ofender ninguém nem mesmo defender ninguém. Gosto é pessoal e a final do concurso ainda não aconteceu. Acho melhor esperarmos para ver. Postei este projeto pois tive acesso à ele e a meu ver ele é interessante. A Alessi tem uma série de produtos "óbvios e figurativos" e ninguém diz que não faz bom design. Respeitar as diferenças e as peculiaridades de cada profissional é fundamental. Tem gosto e mercado para tudo e para todos!

Anônimo disse...

Maíra, gostaria de pedir-lhe desculpas. Não pretendi dizer que o seu Blog teria caráter comercial.

O "protesto" se dá porque considero que os blogues, quando meios de divulgação e não apenas autorais ou de opinião como o seu, por exemplo, poderiam ter um pouco mais de cuidado em aferir informações na sua totalidade. Justamente para não correr o risco de parecer tendencioso.

Estou anexando o link do CentroDesign Rio, organizador do concurso. Lá há estão os projetos de todos os concorrentes e o endereço onde qualquer um pode visitá-los e fazer uso dos protótipos tomando um bom choppe.

Novamente peço desculpas e parabenizo-a pelo blog.

Abraço,
Lorenzo.

zeh disse...

Se o trabalho do Rafael Miranda foi aprovado para a fase final é porque certamente o produto dele tem algum elemento que interessou a banca. Ou sugere que a banca foi patrocinada?

Anônimo disse...

Zeh,

A questão não é se houve fraude ou não no concurso, mas o fato de se privilegiar um único finalista em detrimento dos outros 9 restantes. Eu, como participante do concurso, sei de outros projetos finalistas muito bons que não estão sendo divulgados... Não acho justo promover o trabalho de um único candidato... ou vc mostra os 10 finalistas juntos, ou não mostra nenhum.

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns ao finalista.
Agora. Figurativo é pouco. Fiquei extremamente decepcionado com esta banca, que supostamente traria especialistas na área...
Se tiverem 2 projetos dos 10 finalistas que salvem para alguma coisa é muito. Alguns desses finalistas provaram em uma só imagem (é o q tive acesso) que além de terem um tremendo mal gosto, não entendem nada de ergonomia, funcionabilidade e design contemporâneo. O exemplo deste post é o típico duck pós-modernista. Lamentável.

Maíra Paiva disse...

Chico,

Por favor, manda o seu trabalho e o DESIGN DE MÓVEIS publica também! Como comentei acima, eu posto aqui aquilo que tenho acesso!

Será um prazer divulgar toda informação que for interessante aos nossos leitores.

[]s

Maíra Paiva disse...

fato é que, como alguns sabem, sou mineira. E morando em Belo Horizonte não tive o prazer de visitar nenhum dos botequins para avaliar com meus próprios olhos as propostas finalistas do Design de Botequim.

Quando há algum evento que eu posso, eu vou, visito e faço minha própria cobertura. Nos outros casos, uso as fontes que tenho e publico aqui. Infelizmente não tive o prazer de tomar um choppinho no Rio, mas quem puder, passa lá. Os endereços dos bares onde os protótipos estão expostos seguem abaixo!

William disse...

Que polêmica! =D

Eu parabenizo o autor pela idéia e por ser finalista, mas particularmente, não curti. Achei um visual muito caricato e pesado, e parece que tem problemas de ergonomia.

Mas deve ser porque eu não gosto de chopp. =D

Abraço,
William

Anônimo disse...

ZAPPA DIZ!!!!!!!!
Como disse o mister Willian. QUE POLEMICA!!!!!!
Passei por acaso nesse blog. E lendo as opinioes, me veio uma certa curiosidade.Quem e esse tal de RAFAEL SIMOES, para causar tanto bla,bla,bla assim.
Pois bem, minha curiosidade nao ficou somente aqui.Entao fui pesquisar quem e esse tal de RAFAEL SIMOES.
Descobri q esse design em muito pouco tempo de carreira, ja ganhou um tal de REDDOT design award winner 2005 e muitos outros premios, saiu na AD revista italiana especializada em design de interiores, aonde frequentemente aparece IRMAOS CAMPANA famosos design brasileiros. Como disse M.PAIVA, gosto e muito pessoal.
E graças a esse blog, ja estou pensando em adquerir essa nova ideia para o minha proxima chopperia aqui no sul.
RAFAEL SIMOES parabens pelo seu progeto.
M. PAIVA parabens pelo blog.
ZAPPA.

Anônimo disse...

O perigo a meu ver é propor um blog como imparcial e por motivos de afinidade com um designer postá-lo várias vezes inclusive chamá-lo de "estrela brasileira no salão do móvel". Pagar para ter um stand no salão satélite não quer dizer que já o faz uma estrela. Lá tem muita coisa boa, pra virar estrela é preciso muito chão. Como vejo este blog tem um número, satisfatório, de designers que o visitam, então como parece ter acontecido, pode ficar evidente uma certa divulgação velada de um designer específico, etc, com fachada de divulgação impessoal... vai dar barulho na certa... abs a todos.

Anônimo disse...

caro anónimo e leitores mais,
Queria explicar a vocês, no caso vocês tenham algum interesse em participar ao salone satellite que, o salone satellite por ser um dos maiores eventos do jovem design mundial não é só a pagamento, mas há uma importante seleção para mostrar apenas designers com capacidade de fazer parte de uma amostra assim tão importante.
Caso vocês queiram participar da seleção entrem no site www.cosmit.it , lá vocês podem ter todas as informacoes para participarem.
Quanto a criticar Maira dizendo que escreveu estrela Brasileira apenas porque o designer expôs no satellite acredito que seje um erro, pois para ser estrela não basta uma amostra, mais várias, além de prêmios, e projetos importantes de reconhecimento mundial. Quando ela citou estrela acredito que ela se referia a segunda opção.

Maíra Paiva disse...

É isso aí pessoal!
Respeito à pluralidade, ao trabaho individual e ou coletivo e à liberdade de expressão.
Opiniões não precisam ser partilhadas, apenas respeitadas!

;)
Maíra Paiva

Anônimo disse...

PARABÊNS VC É UM VERDADEIRO ARTISTA.
MUITO LEGAL ESSA MESA COM AS CADEIRAS.
ENTÃO IREI MONTAR UM BAR EM SUZANO
E GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR ??
MEU EMAIL É gilmar_ciclanos@yahoo.com.br

GRATO
GIL