segunda-feira, 14 de setembro de 2009

banco Peque | Marko Brajovic





O banco “Peque” é um móvel utilitário ultra-leve construído inteiramente em laminado de bambu. Segundo Marko Brajovic "a estratégia da criação da forma do banco “Peque” é o resultado das distribuições das forças elásticas e um corte inspirado por uma seção dos ossos vertebrais. Explorando as características mecânicas intrínsecas da fibra do bambu, através de uma simulação digital avançada, foi possível criar um objeto altamente elástico e resistente."

O móvel é produzido através de um processo de laminação do painel de bambu - mossô (Phyllostachys pubescens). Com esse processo chegam-se às lâminas (folhas) de 1,5mm de espessura com excelentes características mecânica e estética. Estas lâminas de bambu aplicadas no molde são coladas entre si com resina natural. Quanto aos acabamentos, a parte externa do banco “Peque” é protegida com uma lâmina de bambu mais fina (0,7mm) enquanto a parte interna esta pintada com verniz ecológico (a base d’água).
Usa-se molde e contramolde para a conformação que se dá por sobreposição de cortes de painéis de MDF certificados por a FSC. Os elementos de MDF cortados foram colados com Cascamite tornando-se uma peça única.

Após dois anos de pesquisa conjunta entre Marko Brajovic e a jovem empresa paulistana TIVA Design o banquinho está à venda

Nenhum comentário: