quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Novo rumo às caixas de leite e suco





Vou inaugurar uma nova categoria (tag) no blog: o 'na íntegra", para reproduzir fielmente reportagens que achar por aí. Para começar em grande estilo, uma matéria de Christian Ullmann para o portal IG sobre a Joanna (queridíssima da Híbrida, que já apareeu aqui várias e várias vezes)

Criatividade e iniciativa sustentável dão segunda vida às embalagens multilaminadas
Por Christian Ullmann,
via IG

As caixas de leite e suco são um resíduo comum na maioria dos lares brasileiros e do mundo. No Brasil este material reciclável muitas vezes não completa o ciclo de reciclagem por razões de descuido, logística ou mobilização dos consumidores, indo parar nas ruas e bueiros, ocasionando diversos males para a cidade e o meio ambiente.

Segundo dados apresentados pelo engenheiro ambiental da Tetra Pak, Edy Merendino, em 2006, apenas 24% do volume total de caixas multilaminadas fabricadas (no Brasil) foi reciclado. Já em 2008 a taxa de reciclagem foi de 26,6%, representando 52 mil toneladas de embalagens recicladas.

Tendo em vista esta realidade, uma alternativa é reaproveitar as embalagens, possibilitando dar maior vida útil a este material. Daí ter sido muito gratificante encontrar os projetos desenvolvidos pela jovem designer mineira Joanna Sanglard.

Designer de produtos formada pela Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura), de Minas Gerais, - que quando estudante, teve a oportunidade de trabalhar nas oficinas de criação do Reciclo Asmare Cultural – Joanna trabalha com o reaproveitamento de materiais recicláveis como matéria-prima novos produtos.

Em 2007 criou a Hibrida com o intuito de desenvolver e comercializar produtos sócio-ambientais especializando-se em embalagens multilaminadas. “Acredito que ao utilizar um produto feito com resíduos, as pessoas se questionam sobre o consumo diário. Será que precisamos de tanta embalagem? O que é feito com estas depois que eu supro a necessidade do meu consumo? Quero mais conteúdo e menos embalagem”, afirma Joanna.

Passo a passo abertura caixa tetra

Para facilitar a obtenção da matéria-prima Joanna desenvolveu uma campanha de coleta veiculada na internet constando de um passo a passo de abertura e higienização das embalagens. Em troca, a Hibrida oferece um brinde para quem entrega certo número de caixas abertas, limpas e secas, conforme a orientação do site.

A proposta, além de recolher um resíduo pós-consumo para utilizar de matéria-prima, é incentivar as pessoas a lavarem embalagem assim como lavam um copo de água após seu uso.

Importante frisar que esta campanha de coleta é válida somente em Belo Horizonte devido à logística.

Serviço:

Hibrida Design

Um comentário:

jordano santos cerqueira disse...

Quem é responsável divulga este conteúdo na net - Postei e compartilhei isto no meu Google Buzz www.ZXY.com.br