Carolina Isabel Novaes
O Globo - RJ, 17/03/2007, Ela, 4
O "consumidor bom senso" entra numa loja e quer que respeitem sua inteligência - ou seja, quer silêncio. Ele não precisa ouvir uma música para entender o conceito da coleção. O "consumidor bom senso" sabe que ninguém é perfeito, mas na hora de comprar um produto ele não quer ter mil opções, decidir qual dos 30 azeites é o melhor, bastam quatro, desde que sejam "os" quatro. Este é o perfil do novo consumidor traçado pelo WGSN, site inglês de pesquisa de tendências de consumo, apresentado ao público carioca na última quinta-feira, em evento promovido juntamente com a Swarovski, que mostrou suas tendências para o verão 2007/ 2008. O site não costuma errar nas previsões. A história do silêncio já foi posta em prática pela Comme des Garçons, em sua loja em Nova York. Caso parecido: as cabines com isolamento acústico que a Nokia instalou em alguns festivais de música, para que a pessoa possa entrar ali e... isolar-se. Outra expectativa da próxima geração de consumidores urbanos é não ser enganado. Ela quer honestidade, e assim fez a Timberland, que, percebendo o movimento, lançou um anúncio no qual dizia quais danos tinha causado ao meio ambiente ao produzir um par de botas, e quais medidas tomaria para corrigir a agressão. - A aproximação com o cliente é vital. A grife brasileira Huis Clos captou a mensagem. Em sua última apresentação na São Paulo Fashion Week, ela convidou suas clientes para desfilar. Esse relacionamento próximo só tende a aumentar - afirma Andréa Bisker, diretora do WGSN Brasil. Outra palavra-chave: funcional. Comida, por exemplo, não basta ser comida, tem que oferecer uma função, como os "iogurtes que fazem ir ao banheiro". Andréa acredita que o tema sustentabilidade vá continuar forte, no entanto é a busca pelo bom senso a maior aposta. A prioridade será diminuir o ritmo da vida e "buscar a felicidade": as empresas vão deixar seus funcionários cumprirem tarefas em seu próprio passo; vão permitir a existência de uma vida pessoal; e deverão acabar com a proibição de namoro entre funcionários. Na prática, isto se refletirá em serviços e produtos que proporcionem tempo livre, a volta do aconchego (cultivar a tradição familiar) e diversão (os adultos só riem 14 vezes ao dia, enquanto uma criança ri 400 vezes).
Quer uma dica de como tratar o consumidor de 2009? Humanise, don't homogenise. (Costumer Attitudes - WGSN)
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