sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Minha Opinião

Postei o link abaixo falando de uma das mais importantes premiações nacionais no universo do mobiliário.

Pessoalmente, não gostei do resultado do MovelSul 2008.

Concurso às vezes da essa sensação, de que resultados melhores não foram premiados e nós nunca ficamos sabendo o motivo. Eu mesma conheço alguns dos produtos (de designers amigos meus) que foram enviados e classificados. Quando olho no site o resultado final e não os enxergo, penso que há algo errado, pois acredito serem muito superiores a alguns dos projetos lá elencados. Ainda bem que não mandei os meus projetos pra esse concurso, pois gosto de entender bem os critérios de seleção do certame antes de queimas as minhas fichas.

Enfim... de uma maneira ou outra, se não saberemos os motivos, nos resta tentar entender as razões.

Por que um móvel ou uma luminária tão simples, com um design que aparentemente flutua na esfera do trivial, chegou a ser premiado nesse salão?

Eu ainda não entendi, mas arrisco as possibilidades... Uma das que torço para ser verdade: pode ser que, em termos de projeto, os produtos em questão tenham alcaçado um excelente nível de soluções técnico-produtivas de maneira a torná-los merecedores de honras. Pois de outra maneira eu não vejo justificativa para um concurso, que é o momento que o designer tem de expandir as fronteiras da criação, ficar tão preso à soluções saturadas, desgastadas e sem inovação.

Nenhum comentário: