terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Vencedores do Prêmio Minas Design

O Centro Minas Design, uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, vinculado a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), e com o apoio do Sebrae-MG, premiou, na sexta-feira, 15 de dezembro, os vencedores do 1º Prêmio Minas Design, nas modalidades de Design Gráfico e Design de Produto, para profissionais e estudantes da área. A premiação foi concedida para os primeiros lugares de cada modalidade.

A comissão julgadora foi formada pelos designers Adriana Costa, Aluízio Meireles, Bernardo Lessa, o prof. Jairo Câmara, o prof. Luiz Augusto do Nascimento, a prof.ª Mariana Misk e presidida pela prof.ª Maria Bernadete Teixeira, que gratificaram os projetos que representassem o reconhecimento da qualidade e do caráter inovador do design mineiro e a sua efetiva inserção na economia como incremento à competitividade. Nos dois campos do design foram considerados também os aspectos funcionais / materiais / estético-formais / técnicos / tecnológicos / ambientais e de processos. De acordo com a presidente do júri, a prof.ª Maria Bernadete Teixeira, houve uma adesão para a primeira edição significativa. “Espero que o Prêmio na sua segunda edição chegue com mais força e se firme entre os outros do país”, afirma.

O evento contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, prof. Evaldo Vilela, o vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dijon de Moraes, a diretora da escola de design da UEMG, Giselle Safar e a coordenadora do Programa Via Design do Sebrae Minas, Andréa Tristão, que entregaram os prêmios aos vitoriosos. A vencedora na modalidade de Design Gráfico, categoria profissional, a designer Iara Mol, considera que é de extrema importância o incentivo por parte dos órgãos governamentais para que o design seja efetivamente reconhecido e difundido na sociedade. “Ter no currículo uma premiação é sempre muito importante. Um prêmio oficial, oferecido pelo governo, é duplamente importante e com certeza, um diferencial muito grande”, enfatiza.

O 1º Prêmio Minas Design é um prêmio bianual e foi viabilizado pelo Programa Minas Design, instituído pelo decreto nº 44.478. Os vencedores foram gratificados com o valor de R$ 3 mil, ao profissional e R$ 1,5 mil, ao estudante. Os participantes concorreram individualmente ou em grupo de até três integrantes, e com limite de três projetos nas suas respectivas categorias. O próximo prêmio será no ano de 2009.

Abaixo os vencedores do 1º Prêmio Minas Design:

Design Gráfico Profissional:
1º - Iara Mol – Projeto Ladrilhos do Brasil
2º - Abner Brito e Juliana Aguilar – Projeto Piercing Ele e Ela: Versão Namorados 2007

Design Gráfico Estudante:
1º - Felipe Amorim Bretas – Projeto Mandacaru
2º - Vicente Repolês Pessoa – Projeto Superfície Marca

Design de Produto Profissional:
1º - Marcos Breder, Geraldo Coelho e Otto Henrique Oliveira – Projeto Estação Limoeiro
2º - Marco Túlio Boschi, Guilherme Barbosa de Oliveira – Projeto Ocean Mix – Painel de Controle
Design de Produto Estudante:

1º - Hugo Corgosinho Baumelker, Igor Augusto Ribeiro da Silva e Saulo Morandi Policarpo – Projeto Bebedouro Folha
2º - Pedro Mariano de Souza e Felipe Fontenelle Vianna – Projeto Walker



Fonte: dG

Nenhum comentário: