segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cobertura | O Olhar da Criação

A semana passada foi um verdadeiro marco para história do Design Mineiro. Pela primeira vez recebemos num único evento, grandes nomes do design, de múltiplas áreas, tratando de temas como inovação, criatividade, novos rumos e perspectivas.

O evento se abriu na terça-feira, com a apresentação de Jum Nakao. O estilista surpreendeu a todos com uma palestra instigante intitulada "Uma cópia incoveniente", fazendo a platéia questionar o que se faz hoje em termos de design e para onde caminhamos. A apresentação mesclou imagens de moda e das mazelas da sociedade levando a uma reflexão de como mundos que parecem distantes, paradoxalmente se influenciam.
Na quarta o Prof. Auresnede compartilhou suas idéias e seu senso crítico fazendo reflexõs sobre a mostra Jovens Designers ("em cartaz no evento") e sobre a responsabilidade desses novos profissionais, sobre os produtos criados e o impacto no mundo em que vivemos.
Foto: Samuel Mendes
Na sequência o Centro Estilo FIAT impressionou a todos com uma simulação do cotidiano de uma grande empresa. Com uma equipe composta de designers de produto, gráficos e de moda trabalhando nas mais diveras áreas como conceituação, color & trim, design gráfico, matemática, engenharia, etc, etc, etc, a FIAT apresentou o case do Palio Adventure, além de comentarem sobre outros importantes projetos. O público parecia hipnotizado...

Foto: Prof. José Luís do Carmo
Foto: Samuel MendesFoto: Samuel Mendes

Na quinta-feira foi a vez de Sergio Fahrer mostrar sua trajetória pelo universo do design de móveis. Sérgio que já foi assunto de um longo post aqui, contou as histórias que inspiraram suas criações e continuam a alimentar seu processo criativo. Sua palestra foi um exemplo claro de como a criatividade influencia bastante o resultado final de um produto e como o pleno conhecimento de matérias e de processos ajudam a obter resultados inovadores e encantadores! Eu que já era fã, me apaixonei ainda mais pelo seu trabalho...
Foto: Samuel Mendes

Em seguida Victor Dzenk falou sobre sua nova coleção, inpirada na Estrada Real e revelou um pouco de sua inspiração e do processo criativo, até tornar realidade toda a conceituação de uma coleção.Foto: Samuel Mendes
E na sexta-feira Maurício Queiroz e Júlio Takano mostraram um show de cases de sucesso. Maurício com a palestra " O design como vitrine: o ponto de venda emocional" e Júlio abordando o design para o varejo. Ambas as apresentações muito ilustrativas e práticas.

O Olhar da Criação vai até dia 29. Essa semana ainda tem Chrisntian Ulmman, Cristian Hallot (HStern), Jorge Pietruza (Brastemp), Luciano Deos (Gad Design), Renata Rubim, Equipe Estado de Minas, Alexander Suai e Frederic Van Amstel. As exposições ficam em cartaz até o final do evento. Programe-se pois ainda dá tempo!

Nenhum comentário: