terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Cadeira CU29 | Tom Dixon


No início de dezembro, a Moss, um dos endereços mais descoladas, no Soho, apresentou a edição limitada da CU29, desenhada por Tom Dixon.

A cadeira, apresentada como parte da exposição Heavy Metal, é feita de polipropileno coberto com cobre nanocristalino. A série assinada por Dixon, é composta por 8 cadeiras, é limitada e só está à venda na Moss. Todas são inspiradas no projeto do designer, que em 2006, causou um verdadeiro alvoroço no London Design Festival, com a performática instalação em que foram distrubuídas 500 cadeiras.

Na cadeira CU29, o cobre nanocristalino é "crescido" através de um ultrasofisticado processo, no qual a peça é inteiramente imersa num banho líquido de cristais de cobre. A superfície previamente moldada é coberta pela camada de cobre que se organiza de maneira extremamente organizada (material cristalino, olha aí REDEMAT!) resultando numa cobertura imensamente resistente e ao mesmo tempo surpreendentemente leve!

É muito interessante pensar que a inovação pode estar intrinsicamente ligada ao desenvolvimento de uma tecnologia, de um processo produtivo e do profundo conhecimento dos materiais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantastico!

Adoro todas as peças de Tom Dixon, fabulosas!!!

Sou designer e ando a fazer pesquisas para um projecto, durante esse tempo encontrei uma marca com peças bastante interessante e inspiradoras - Boca do Lobo.

bocadolobo.com/

Vejam e sintam-se inspirados!!!