sexta-feira, 13 de junho de 2008

Landscape House | Premiado no AIA


Em 2006, o concurso de arquitetura AIA 2006 propôs o tema "uma casa para um Ecologista" - uma espécie de home-base para profissionais viverem no mesmo espaço em que realizassem pesquisas de campo.

Raphaelle e Alfredo Maul, da Maul Dwellings de San Sebastian, Espanha, criaram então a Landscaping House - com sistema de energia elétrica solar que proporciona alto desempenho com integridade ambiental, e obviamente, não abandonam os aspectos estéticos e a excelência naconstrução arquitetônica.

O interessante do projeto vencedor, é o sistema de aquecimento solar passivo e iluminação natural, controlados estruturas operáveis, que funcionam como obturadores regulando a inclinação. Sobre o telhado, um altamente eficiente dispositivo para a luz solar fotovoltaica coleta energia.
Também foi feito um exercício de conservação da água, pensado para minimizar o consumo, tudo equipado com dispositivos de baixo fluxo, banheiros de compostagem seca, área de reciclagem e unidade de compostagem. A água da chuva é colhida e armazenada sob o teto solar, fornecendo água para luminárias, isolamento térmico e uma fonte de calor no inverno, através de um sistema de circulação de piso radiante. A energia solar equilibra a umidade dentro e fora da construção e fornecendo água potável.

Embora tenha sido concebida para durar muitas temporadas, a construção, feita prioritariamente com materiais renováveis e reciclados pode ser facilmente desmontada para reutilização em um local diferente.


+ Maul Habitações
+ AIA "Casa para um Ecologistas'

Nenhum comentário: