segunda-feira, 9 de junho de 2008

Semana do Meio Ambiente

Eu quase não postei sobre a Semana do Meio Ambiente! Então, agora vai!

Já há algum tempo venho comentando sobre a importância do design sustentável. Acho que os designers já estão conscientes. Mas nem sempre dá para frear o consumo. Podemos tomar pequenas atitudes que mudam muito, por exemplo, evitar as sacolinhas plásticas na hora das compras, substituirmos os famigertados copinhos descartáveis por canecas, que além de tudo são cheias de personalidade...

Mas tem coisas que ainda não conseguimos evitar. E muitas são as idéias criativas que surgem para RE- aproveitar essa quantidade imensa de lixo. Mas o mais bacana, é que as idéias começam a se demnocratizar. Elas estão por todas as partes.

Em Belo Horizonte, um bar que eu adoro, o Reciclo, já faz isso há um tempão. Tem um lustre maravilhoso na escada, feito com garrafas pet de coca-cola. O mesmo conceito também enfeita a vitrine do dia dos namorados da Terra Blue, no Pátio Savassi. Eu não tenho fotos ainda, mas prometo que vou providenciar (afinal o sambinha do Reciclo me enche de Bossa e o Pátio é caminho certo para um cineminha ou um papo com as amigas).

Então, para ilustrar essas idéias vou inaugurar uma pequena série de posts para inspirar todo mundo. E para você, designer ou consumidor fica a dica:

Mais importante que reciclar, reaproveitar, reutilizar e não gerar. Não gerar lixo, não gerar desperdício, não gastar sem necessidade. Luxo é ser inteligente!

(Tô falante hoje, né? Reflexo da minha cirurgia na boca que me obrigou a ficar calada quase três dias)

Nenhum comentário: