segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eu amo Alice...



... e já ia prometer que não postaria mais sobre este assunto, mas desculpem-me caros leitores, mas é absolutamente impossível. Vamos lá que ainda tenho mais uma coisa para justificar. As joias (sem madeira) estrelando no Design de Móveis. Os amigos leitores "das antigas" já sabem que joias são a minha outra paixão. E a HStern ainda cria uma linha com peças conceituais. Muito inspirador! Impossível não publicar! Então, voi lá!

"O filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, inspirou uma nova coleção de anéis, feita pela HStern em parceria com a Disney. Roberto Stern foi responsável por passar o briefing: “quero algo surpreendente”. E assim começou essa aventura. Os designers, de cara, optaram por fazer anéis porque é sempre muito difícil inovar com eles, já que a área de trabalho é muito pequena. Depois, em vez de escolher os personagens óbvios, como o Chapeleiro Maluco ou a própria Alice, buscaram detalhes do cenário e criaturas fantásticas como fonte de inspiração.



Da floresta de cogumelos, que Alice atravessa esbaforida enquanto foge de um monstro, surgiu um anel de ouro esmaltado. Os designers basearam-se em cogumelos de verdade para estudar a textura, o formato, as proporções. Olhando o anel por cima, dá para ver diferentes tons de vermelho, alguns cogumelos com pintas pretas, outro com listras. Olhando por baixo, eles têm ranhuras, como os exemplares de verdade. O gato risonho Cheshire também ganhou um anel. Ele está deitado num galho de árvore de ouro e diamantes e é esmaltado de listras azuis e traz uma surpresa: no escuro, o sorriso do gato brilha, tal qual no filme!



Rosas falantes também aparecem no filme. E estão num anel (a primeira imagem do post), uma delas com carinha. Só falta falar! No filme, um dos cenários é um jardim de topiárias, aquelas árvores recortadas em forma de esculturas. Uma delas tem formato de pássaro e gerou um anel com centenas de minúsculas folhinhas de ouro, soldadas umas às outras, num trabalho de ourivesaria incrível. Segundo a HStern, "Os cinco aneis são grandes, enormes, gigantescos, tamanho extraordinário. E há cinco anéis um pouco menores, mas ainda assim grandes (...) São também inovadores, peças-arte que empurram os limites da joalheria para frente e que certamente ficarão como um capítulo importante na história da joia.
Via Adoro Joias, blog da HStern

Nenhum comentário: