quarta-feira, 21 de abril de 2010

Parabéns Brasília




Eu ainda não conheço Brasília, embora a cidade já seja uma velha conhecida minha. Explico: já me bassei em seu traçado, suas obras arquitetônicas e até na vegetação para desenvolver várias coleções, de móveis e joias. Agora é aniversário da cidade e mesmo sem conhecê-la, não consigo parar de admirá-la.

O artista plástico Fabiano Marques homenageou a cidade à sua maneira. A ideia foi imaginar o que aconteceria ao se transpor um projeto de urbanismo a um modelo aeronáutico. O resultado foi a construção de um avião inspirado no desenho original do Plano Piloto de Brasília, de Lúcio Costa.

A obra de 4 metros de envergadura, deve alcançar voo no campo de aeromodelismo de Brasília e depois ficará em exposição no Museu Nacional do Conjunto da República.

No ano em que a cidade completa 50 anos, a ação pretende lançar um olhar diferente sobre o tema, relacionando urbanismo, arte e aerodinâmica. “Brasília me interessa enquanto projeto realizado – projeto de cidade, de capital, de modelo urbano e de modernidade. O gesto simbólico contido no projeto aeronáutico contribui para repensar essa questão”, explica Fabiano.

Desde julho de 2009, quando surgiu a ideia, o projeto já passou por diversas etapas e tomou novas formas. Uma primeira apresentação foi feita no final de 2009, na exposição de inauguração da Novembro Arte Contemporânea, em São Paulo, quando foi exposto um protótipo demonstrativo em madeira, fibra de vidro e isopor. Para que consiga de fato voar, mudanças continuam sendo propostas, com a ajuda de uma equipe que conta com profissionais da arquitetura, aeromodelagem e engenharia. Para Fabiano, no entanto, o objetivo final importa menos que o processo e as transformações que acontecem durante o desenvolvimento do projeto. “Meu interesse é propor soluções para os problemas que vão surgindo, abrir questionamentos que nos permitam seguir adiante”. Essa postura se estende para a questão urbana. “Criticar a arquitetura modernista já virou clichê. Pegar o que está disponível [como o plano piloto], e transformá-lo, é criar um novo ponto de vista”, afirma.

Fonte: casa.com.br

Nenhum comentário: