quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Batuba Beach | Ilhéus | Bahia
Um lugar bem bacana que visitei é o Batuba Beach, em Ilhéus, na Bahia.
Tudo, desde a boite, palco, restaurante foi construído com bambus, madeiras, sapés e pau-a- pique. Um exemplo muito interessante de aproveitamento inteligente de materiais.
Fiquei apaixonada pela arquitetura, que mistura elementos locais com conforto e faz o lugar ficar um charme.
PS: além de lindo a comida é ótima!
Praia de Madeira
Quando às vezes se tem o oceano perto, mas a praia não está, pois há recifes, rochas e lodo muito perigoso, o que você faz? Não seria ótimo existisse um meio inovador de proporcionar acesso aos recifes rochosos? Que tal decks de madeira construídos sobre o terreno acidentado para permitir o acoesso ao litoral.
Leia a matéria de Andrew J Wiener no cool hunter
férias
"Jovens Mineiros" chegam a Torino
Os primeiros dias em Torino, na Itália, transcorreram com entusiasmo para a primeira turma do programa "Jovens Mineiros - Cidadãos do Mundo", promovido pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Os alunos do curso de Design de Produto, Gráfico e Ambientes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), chegaram e encontram-se alojados no Politécnico (Polito).
Para o professor de Design da UEMG, Romeu Dâmaso, que acompanha os jovens na viagem, eles sentiram um grande impacto na chegada ao Polito. "O que mais nos diferencia é a organização de uma instituição que é referência na União Européia", afirmou. As aulas são administradas em cinco módulos, sendo que os estudantes já concluíram o módulo de Virtualidade. Os alunos terão ainda um longo caminho a percorrer. O segundo módulo, já iniciado, traz como tema central os Materiais. Os estudantes serão submetidos, ainda, aos módulos de Design e Território, além de um Workshop e visitas técnicas ao Centro de Pesquisas da Fiat (CRF) e a empresas e Arranjos Produtivos Locais (APLs), organizadas pelo Polito.
Ademais, em conjunto com o Centro Minas Design (CMD), Uemg e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), pretende-se implantar um banco de dados (Materioteca) com transferência de tecnologias e informações de materiais da expertise do Polito para utilização no âmbito do design em Minas Gerais.
O Politécnico de Torino nasceu na metade do século XIX com a fusão da Escola de Aplicação para os Engenheiros e o Museu Industrial Italiano, que ao longo dos anos se tornou uma das melhores universidades em design do mundo. De acordo com Dâmaso, o Polito é uma constante aula de história da arte, da arquitetura, do design, e o choque cultural se dá exatamente no confronto diário entre os dois mundos.
O programa "Jovens Mineiros - Cidadãos do Mundo", em Torino, tem previsão até 29 de fevereiro e conta com o apoio dos grupos Fiat, Sada e Varig.
fonte: www.minasdesign.mg.gov.br
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Curso Gratuito no CEDETEM/SENAI
Quem gosta ou está interessado em trabalhar com móveis e tem entre 18 e 24 anos ou está cursando o 2° ou 3° ano do ensino médio não pode perder esta oportunidade!
Até 31 de janeiro o CEDETEM está aberto para as inscrições do Curso Técnico em Movelaria! O curso é totalmente gratuito! São 210 vagas nos turnos manhã, tarde e noite! Imperdível!
Informações: 31-3357-6286
Jake Phipps no DesignAtômico
Loveseat
Descobri um blog muito legal, o design atômico! E qual não foi minha surpresa ao passear por lá e ver que o blogger usa o design de móveis como fonte! Superbacana!Entre as postagens mais antigas do Willian, achei esse banco, do designer britânico Jake Phipps!
Ameeeeeeeeeeei!
CYMA | Matt Miller
"A primeira reação de quem vê esta mesa é uma mistura de confusão e de atração. O que não é estranho - ninguém havia feito algo assim antes, ele desafia o senso comum. A única construção para apoiar plenamente o tampo de vidro temperado é o que cria a bela aparência. As formas suaves das pernas dão a inspiração para o nome - Cyma, do grego antigo "S" forma de onda".
A gravidade normalmente faz as coisas cairem ao chão, mas neste caso gravidade é usada para segurar o tampo de uma forma surpreendente. O peso do vidro firma as pernas, dispensando o uso de outros elementos de uni'ao, como parafusos.
Do designer Matt Miller, no lyx
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Artesanato Acreano
Semana passada eu ganhei um presente lindo: duas esferas de ouriço, produzidas à partir da castanha do Brasil, também conhecida como castanha-do-pará. Além do lindo presente que agora enfeita minha casa, o Glaucinei Corrêa também me com brindou com a apresentação do projeto que ele, junto um time muito bacana de profissionais (de arquitetos à artesãos) desenvolve no Acre: o Artesanato Acreano.
O projeto que tem o foco na organizão dos artesãos locais, com o apoio de parcerias no próprio Estado, objetiva conquistar o mercado em busca de renda familiar e de uma melhor qualidade de vida para a população autóctone.
E inspiração, referência e matérias primas, o Acre tem de sobra: biodiversidade, matéria-prima natural e variada e mão de obra talentosíssima. Assim, artesãos que antes desenvolviam pequenos trabalhos, após frequentarem as clínicas de design, saboreiam as novas conquistas: consolidação de uma profissão, aumento da renda familiar e reconhecimento nacional e internacional
O trabalho envolveu várias etapas, desde o manejo, coleta, imunização da matéria prima, o processamento e concepção das peças antes da comercialização. Tudo isso exigiu ainda a adoção de uma atitude de responsabilidade e respeito à natureza por parte dos atores envolvidos.
Agora, toda a comunidade colhe os frutos e se mantém empenhada em desenvolver o trabalho.
Wally Yacht no Young Zeh Designer
A mais nova blogueira, Young Zeh, mal acabou de estreiar e já tem colaboradoras! Sim! Com seu blog divertido, traz "de tudo um pouco" no mundo do design! E dando uma espiada por lá, vi um post bem legal sobre design náutico.
O design do mobiliário de toda a parte interna dos barcos, iates e veleiros anda bem no lugar comum. Por isso, a Wally, empresa sediada no principado de Mônaco, com seu design contemporâneo, vem ganhando cada vez mais espaço, afinal já era hora do luxo contemporâneo substituir os dourados, fórmicas e carpetes démodés...
Veja o original no youngzehdesigner
URBN Hotel Sangai
O primeiro hotel com garantia "carbono neutro" da China, o URBN Hotel Shanghai, será oficialmente inaugurado e promete ser o início de uma novo império de grifes de hotéis.
Sempre focado na responsabilidade ambiental, o projeto busca a reabilitação das estruturas existentes utilizando materiais reciclados, maximizando os espaços verdes e a introduzindo eco-soluções amigáveis.
fonte: the cool hunter
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Topografi Seating
Jonas Wannfor faturou o Red Dot Designer Award com o Topografi Seating. Inspirado na topografia, este sistema de assentos utiliza três seções, que combinadas, em qualquer forma e qualquer comprimento se adequam ao espaço selecionado.
Os materiais (MDF com pintura impermeável) são resistintes flexibilizando sua utilização seja em espaços internos ou ao ar livre.
fonte: http://www.lyx.com/
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Exposição: “21º Prêmio Design MCB”
Nesta edição, apenas quatro nomes conquistaram os primeiros lugares. Na categoria Utensílios, o vencedor foi Arthur Casas (RS), com o Faqueiro 130 peças. Fernando Prado (SP) é o autor do trabalho mais bem avaliado na categoria Iluminação, com a Linha de balizadores Cut. Em Mobiliário, o prêmio foi para Aristeu Pires (RS), autor da Poltrona Gisele. O livro "O Design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966" rendeu a André Stolarski (RJ) o prêmio em Trabalhos Escritos.
Não houve vencedores nas categorias Equipamentos Eletroeletrônicos, Novas Idéias/Conceitos, Construção e Têxteis e revestimentos. De acordo com o júri, a decisão foi motivada para preservar o padrão de qualidade conquistado pelo prêmio. "Foi assumidamente uma forma de sinalizar a percepção de que há uma defasagem flagrante entre a maior parte dos projetos inscritos e a qualidade da produção contemporânea de design no país", declara a comissão julgadora em nota oficial.
Sete produtos ficaram com menções honrosas: jipe Stark, da Questto Design (SP); o vaso Rei das flores, da Megabox Design (PR); cadeira Atiati, de Paula Sertório (SP); cadeira de balanço Verão, de Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth (RJ); luminária pendente Rail e luminária pendente Dobra, de Marcelo Sikorski (SP); lavadora semi-automática Duppla, de Guto Indio da Costa, Felippe Bicudo, Ado Azevedo, Manuela Vilaseca, André Lobo e Gustavo Russi (RJ).
Da esquerda para a direita: Faqueiro 130 peças, de Arthur Casas (RS), vencedor da categoria Utensílios; Linha de balizadores Cut, de o com . Fernando Prado (SP), ganhador na categoria Iluminação; "O Design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966", de André Stolarski (RJ), vencedor em Trabalhos Escritos; e Poltrona Gisele, de Aristeu Pires (RS), vencedor em Mobiliário.
O que estará em exibição - Além dos produtos premiados e que receberam menção honrosa, a exposição 21º Prêmio Design MCB também contará com os seguintes produtos selecionados pelo júri: Luminária Essayage, de Baba Vacaro, de São Paulo; Access Point GTS, da Questto Design, de São Paulo; Jarra Sava, de Rubens Simões, de Caxias do Sul; luminária Athena, de Alexandre Rautemberg, do Rio de Janeiro; linha de projetores Geo, linha de projetores Mood e luminária Wish, de Fernando Prado, de São Paulo; cadeira Pescador e canivete Talisman, de Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth, do Rio de Janeiro; Produto: coleção de tapetes Natureza Urbana, de Beatriz Lettiére e Márcia Bergmann, do Rio de Janeiro; banco Canoe, de Marcelo Ligieri, de Belo Horizonte; Cadeado de segredo e cabo plástico para a linha de utensílios domésticos, de Rafaelo Rodrigues da Silva e Ronnie Sodeyama Pinto, de Santana da Parnaíba (SP); fogão Bosch Express Control, de Leonardo Romeu e Marcos Batista, de São Paulo; microscópio cirúrgico SM Novus, de Lucia Vivacqua Friedrich, de Rio Claro (SP); lixeira Cápsula, de Bertussi Designdustrial, de Porto Alegre; talheres Inova, de Ricardo Takeda, de Porto Alegre; pastilhado de coco, linha Membira, de Eduardo Franco Queiroz, de Maceió; banco Goma, de Renata M. Moura, de Joinville; tapete Painel e tapete JK, de Natacha Rena, de Belo Horizonte; equipamento para retificação postural Ciranda, de Erica Foureaux, de Belo Horizonte; poltronete Rio, de Fabíola Bergamo, de São Paulo; cadeira Daniella e poltrona Copacabana, de Aristeu Pires, de Gramado; Sistema Carrapixxxo, de Guto Indio da Costa, Felippe Bicudo, Augusto Seibel, Camila Fix, Pedro Nakazato, Carlos Pinto Rutigliani e Felipe Rangel, do Rio de Janeiro; Recomendações ergonômicas para o projeto de cadeira de rodas: considerando os aspectos físiológicos e cognitivos dos idosos, de Ivan Ricardo Rodrigues Carriel, Tatuí (SP); Design Brasil Vols. I e II, de Pedro Ariel Santana (coordenação), texto e reportagem: Lucia Santos Gurovitz, Maria Helena Pugliese, Regina Galvão, Rodolfo S. Filho. Projeto de arte: Henrique Theo Möller, de São Paulo; Design gráfico em exposição, de Rogério Ianelli, de São Caetano do Sul (SP).
O Museu da Casa Brasileira fica na Av. Faria Lima, 2705, no bairro Jardim Paulistano, em São Paulo. A visitação está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingresso a R$ 4,00 e meia entrada para estudantes. Aos domingos, a entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.mcb.sp.gov.br .
fonte: rede design brasil
Livro Prêmio Vico Magistretti e DePadova
O concurso organizado no ano passado pelo designboom em parceria com a DePadova agora virou livro. A publicação traz os 140 projetos mais significantes dentre os inscritos no concurso. Muito inspirador.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Assento revestido de lona | Caixas de frutas e outros materiais descartados compõem os novos móveis criados pelo arquiteto mexicano Aurélio Martinez F
[img01] |
[img02]De onde veio a inspiração para esta coleção?
De calças jeans rasgadas, vendidas por marcas sofisticadas. Transportei o conceito para a decoração e bolei móveis pensando em quem ultrapassou o preconceito com materiais desgastados.
Como foi a pesquisa com os materiais?
Passei meses testando a melhor forma de limpar vários tipos de descarte. A lona, por exemplo, recebe uma lavagem rigorosa.
Esta poltrona, por exemplo, é revestida de lona de caminhão usada. Na Firma Casa, tel. (11) 3068-0377, São Paulo. |
A pesquisa com os materiais testou aspectos práticos do uso, como a melhor forma de limpar vários tipos de materiais provenientes de descarte, como a lona, por exemplo, que recebe uma lavagem rigorosa para que sua apliacação seja viabilizada em estofados e revestimentos.
Tamanho família | Nova sacola ecológica leva toda a compra do mês de uma só vez.
Só tem um probleminha. Os modelos lançados até agora servem a quem leva pouca coisa para casa. Mas e as compras do mês? Agora estão resolvidas. Esta sacola organizadora se encaixa perfeitamente no carrinho de supermercado - há versões para grandes e pequenos. Dentro, há três compartimentos distintos para colocar alimentos, frios e produtos de limpeza.
Ao fim das compras, como ninguém agüentaria levar sozinho esse peso todo, basta separar os compartimentos, que têm alças próprias e são presos por velcro. É a consciência ecológica, agora, em tamanho família.
Gatto de Rua
(13) 3223-6518
www.gattoderua.com.br
80 reais (210 litros)
60 reais (130 litros)
Só tem um probleminha. Os modelos lançados até agora servem a quem leva pouca coisa para casa. Mas e as compras do mês? Agora estão resolvidas. Esta sacola organizadora se encaixa perfeitamente no carrinho de supermercado - há versões para grandes e pequenos. Dentro, há três compartimentos distintos para colocar alimentos, frios e produtos de limpeza.
Ao fim das compras, como ninguém agüentaria levar sozinho esse peso todo, basta separar os compartimentos, que têm alças próprias e são presos por velcro. É a consciência ecológica, agora, em tamanho família.
Gatto de Rua
(13) 3223-6518
www.gattoderua.com.br
80 reais (210 litros)
60 reais (130 litros)
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Casa na árvore
Blogueando por aí, encontrei esse slideshow da BussinesWeek com algumas "super" casas de madeira.
Esse não era meu sonho de infância, é ainda! Selecionei as três que mais me encantaram e convido à vocês à passearem lá e escolherem as suas... Um convite à nostalgia e à divagação! Ai, ai...
A primeira casa Free Spirit Sphere foi criada para ser um santuário de meditação. De fibra de vidro, revestida com lâminas de madeira a casa precisa de três árvores paar se sustentar. Fica em Errington, no Canadá.
A segunda é a 4TreeHouse, que fica em Toronto, no Canadá. Uma estrutura hexagonal de três andares envolve quatro árvores, com vista para o lago Muskoka, em Ontario.
E em terceiro lugar, a elegi a Interior Canopy Tree House, de Minessota, nos EUA. Ao invés de se utilizar de pesadas vigas, a estrutura dessa casa é leve e revestida com toldos, evitando assim, maiores impactos nas árvores.
No Brasil há uma pousada com casas nas árvores, mas pra ela eu vou dedicar um outro post!
RD4, a cadeira eterna
A pequena empresa inglesa Cohda Designs foi a sensação da Feira Internacional de Mobília Contemporânea de Nova York, no final do ano passado.
Ao lançar a cadeira RD4, a Cohda surpreendeu por fazer um uso inteligente do plástico, há muito tempo um material na lista negra do "design for environmental".
O móvel se diferencia por ser produzido com embalagens plásticas de leite e sacos de compras reciclados, materiais que se fossem simplesmente descartados levariam 100 anos para se decompor totalmente no meio ambiente.
Richard Liddle, um designer de 28 anos, foi o responsável pelo desenvolvimento de um novo tipo de plástico líquido. O novo material, além de evitar o descarte desnecessário de um grande volume de lixo, pode ser reciclado até 14 vezes ganhando novas formas e utilidades. Suas propriedades são excelentes para as mais diversas aplicações: flexível, o termoplástico pode ser moldado sem a necessidade de parafusos, colas ou outros adesivos, conferindo a resistência necessária a cada utilização. O material dispensa pinturas e está disponível nas cores preto, verde, vermelho, laranja ou azul, a depender da origem dos resíduos utilizados para sua fabricação.
fonte: www.cohda.com
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Poltrona CIM | Llussá Marcenaria
Elegância certificada O destaque da Llussá Marcenaria são as peças criadas pela designer Juliana Llussá com madeira certificada pelo FSC. Um dos lançamentos é a poltrona CIM, em cedro escurecido e tecido fornecido pelo cliente. A peça mede 70 x 82 x 77 cm. Preço: R$ 2.600 Contato: Llussá Marcenaria – tel. (11) 3031-1300, São Paulo, SP;
Fonte: www.casa.com.br