quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ettore Sottsass

Um notícia triste inaugura as postagens do Design de Móveis em 2008.

Faleceu hoje em Milão aos 90 anos Ettore Sottsass, o arquiteto que ficou conhecido como "papa do design italiano".

Embora tenha nascido na Áustria, em 1917, foi na Itália que se Sotssass se consagrou como um grande designer.

No seu portfólio figuram objetos da Alessi, alguns dos primeiros computadores, projetos para o estúdio de mobiliário avant-garde Alchymia nos anos 1970 e para o grupo Memphis, na década de 1980, do qual foi um dos fundadores, juntamente com Hans Hollein, Arata Isozaki, Andrea Branzi, Michele de Lucchi e outros nomes.

Por ocasião dos seus 90 anos, completados em 14 de setembro, inaugurou-se uma série de eventos em sua homenagem.

O Design Museum em Londres realizou uma exibição batizada de “Work in Progress.” Em setembro, tanto o Philadelphia Museum of Art quanto a Friedman Benda Gallery em Manhattan dedicaram à ele exposições

Em 2006, o Los Angeles County Museum of Art já havia apresentado o primeiro grande estudo americano do seu trabalho.

Atualmente, pode ser vista uma retrospectiva da sua obra intitulada “I Want to Know Why,”, com 130 peças de sua obra, em Trieste na Itália. A mostra se encerra em 02 de Março de 2008.

E se por um lado a notícia não é das mais felizes, por outra perspectiva, podemos pensar que, este grande designer teve tempo suficiente em vida para deixa um trabalho belo e inspirador, para a história mundial do design, como a máquina Olivetti Praxis 48,Carlton, o biombo-estante dentre outros inúmeros projetos, principalmente de mobiliário, que se tornaram ícones do design.

Nenhum comentário: