quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

RD4, a cadeira eterna


A pequena empresa inglesa Cohda Designs foi a sensação da Feira Internacional de Mobília Contemporânea de Nova York, no final do ano passado.

Ao lançar a cadeira RD4, a Cohda surpreendeu por fazer um uso inteligente do plástico, há muito tempo um material na lista negra do "design for environmental".

O móvel se diferencia por ser produzido com embalagens plásticas de leite e sacos de compras reciclados, materiais que se fossem simplesmente descartados levariam 100 anos para se decompor totalmente no meio ambiente.

Richard Liddle, um designer de 28 anos, foi o responsável pelo desenvolvimento de um novo tipo de plástico líquido. O novo material, além de evitar o descarte desnecessário de um grande volume de lixo, pode ser reciclado até 14 vezes ganhando novas formas e utilidades. Suas propriedades são excelentes para as mais diversas aplicações: flexível, o termoplástico pode ser moldado sem a necessidade de parafusos, colas ou outros adesivos, conferindo a resistência necessária a cada utilização. O material dispensa pinturas e está disponível nas cores preto, verde, vermelho, laranja ou azul, a depender da origem dos resíduos utilizados para sua fabricação.

fonte: www.cohda.com

indicado por Mariana Tavares

Nenhum comentário: