quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Artesanato Acreano


Semana passada eu ganhei um presente lindo: duas esferas de ouriço, produzidas à partir da castanha do Brasil, também conhecida como castanha-do-pará. Além do lindo presente que agora enfeita minha casa, o Glaucinei Corrêa também me com brindou com a apresentação do projeto que ele, junto um time muito bacana de profissionais (de arquitetos à artesãos) desenvolve no Acre: o Artesanato Acreano.

O projeto que tem o foco na organizão dos artesãos locais, com o apoio de parcerias no próprio Estado, objetiva conquistar o mercado em busca de renda familiar e de uma melhor qualidade de vida para a população autóctone.

E inspiração, referência e matérias primas, o Acre tem de sobra: biodiversidade, matéria-prima natural e variada e mão de obra talentosíssima. Assim, artesãos que antes desenvolviam pequenos trabalhos, após frequentarem as clínicas de design, saboreiam as novas conquistas: consolidação de uma profissão, aumento da renda familiar e reconhecimento nacional e internacional

O trabalho envolveu várias etapas, desde o manejo, coleta, imunização da matéria prima, o processamento e concepção das peças antes da comercialização. Tudo isso exigiu ainda a adoção de uma atitude de responsabilidade e respeito à natureza por parte dos atores envolvidos.

Agora, toda a comunidade colhe os frutos e se mantém empenhada em desenvolver o trabalho.


Nenhum comentário: