segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ana Hickman e suas Jóias de Madeira


Em 2008 vou dedicar mais tempo ao blog, pois há muitos assuntos que as pessoas me perguntam e sugerem como temas interessantes. Então resolvi por exemplo, que as jóias de madeira estava um pouco esquecidas neste blog. O tema por aqui não é exatamente esse, mas todos hão de concordar que a madeira anda cada vez mais rara, por isso mesmo com status de jóia, artigo de luxo...

Então, das garimpadas pela minha vasta coleção de revistas de design, achei a coleção da Ana Hickman, concebida por Celso Renato, a equipe de designers da Denoir e a própria Ana. Renato é artista plástico e trata a madeira com o respeito de um profundo explorando os veios, as manchas, os buracos e nós.

Evidentemente, a grife se preocupou em utilizar o chamois e a muiracatiara (proveniente da Amazônia Legal) certificados com o selo FSC – Forest Stewardship Council, entidade que credencia produtores que apresentam um manejo florestal correto na extração da madeira.

Um artesão mineiro trabalhou a madeira de cada jóia fazendo que cada peça no final fosse única, uma vez que não há nenhuma madeira igual a outra.

O resultado é uma coleção belíssima e inspiradora. Aos fabricantes de móveis de madeiras nobres e raras: já pensaram no "ouro" que vai pro lixo, em forma de aparas e cavacos?

Um comentário:

Unknown disse...

meu irmão algusto é desiger de fundo de quintal ...mas as joias de madeiras dele deixa esas ai no chinelo..ass juscileide